É incontestável que na sociedade contemporânea o mercado de suplementos alimentares é um dos que mais cresce. E muitos indivíduos usam e abusam desses produtos sem nenhum discernimento aliado com a esperança de um resultado rápido. Mas o que acontece é que muitas vezes não muda nada no corpo e o uso deliberado provoca alguns problemas, gerando uma perda de tempo, colocando a saúde em risco além da perda de fins monetários.
“Normalmente as pessoas utilizam suplementos como se fosse uma ‘fórmula mágica’, depositam suas esperanças na suplementação. Mas com o passar do tempo, percebem de fato precisam realizar uma alimentação específica e uma atividade física adequada para alcançar os objetivos, que só o suplemento de fato não faz nenhum milagre!”, explica Maicon Link, Nutricionista.
Existem inúmeros suplementos que são vendidos sem uma devida comprovação científica para o uso. O que torna o impasse ainda maior. Cada suplemento inserido na dieta do paciente deve conter uma justificativa. Portanto, usar apenas por achar que deve, sem de fato realizar uma consulta, pode trazer riscos para a saúde como também não haja uma um gasto financeiro desnecessário. Não são todos os suplementos que prejudicam a saúde, mas a maioria acarreta sim problemas se se utilizados de forma exagerada e inadequada.
Médicos e Nutricionistas podem prescrever suplementos pela lei. O ideal sempre é buscar um profissional capacitado e que entenda da área para melhor prescrição dos suplementos. “Na verdade os suplementos deveriam ser utilizados para suprir as necessidades quando não há como se alimentar de forma natural. Por exemplo as proteínas em pó como a Whey Protein, pode ser muito bem substituída por carnes (frango, peixe, gado, suína) ou ovos. Outro exemplo a Maltodextrina que é um carboidrato em pó, poderia ser substituído por frutas, aveia….. entre muitos outros exemplos”, elucida Maicon. Um dos motivos para os suplementos terem ganhado uma ascensão nos últimos tempos, segundo o Nutricionista, é que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, então buscam alternativas para que isso possa ser melhorado. Por outro lado, elas criam uma deposição muito grande da esperança de uma fórmula ou comprimido mágico para atingir o físico “ideal”, mas como todos já sabem que não há, pois se houvesse, não teria quase 70% da população mundial em sobrepeso e obesidade.
“Buscar auxílio de um profissional nutricionista é muito mais do que saber o que deve ou não comer, é melhorar a qualidade de vida, melhora estética e saúde com prevenção de doenças. Procure não depositar esperanças em um suplemento, pois nenhuma suplementação compensará um treino ou dieta realizados de forma inadequadamente. Procure um profissional capacitado para que ele possa indicar quando necessário algum suplemento que para você fosse ideal, caso contrário se ingerir suplementação sem uma orientação adequada, provavelmente estará jogando dinheiro fora, podendo inclusive gerar um eventual dano a sua saúde”, finaliza Maicon.