0
Shares
Pinterest Google+

A palavra empreendedorismo tem estado na moda nos últimos tempos e tem muita atenção nas mídias instituições de ensino, mas o que é efetivamente ser um empreendedor?

Na minha visão um empreendedor é alguém que tem um negócio, seja ele de pequeno ou grande porte, e que devido a isto tem muitas responsabilidades relacionadas a este negócio, principalmente quando se trata de um negócio de pequeno porte, já que nestes casos, o empreendedor é quem compra, quem vende, quem contrata, quem demite, quem paga as contas, quem produz, quem faz as cobranças e principalmente quem faz acontecer de o produto ou serviço ser entregue para o cliente.

Muito além do que apenas a pessoa que tem um negócio ou quer ter um negócio próprio, o empreendedor é aquela pessoa inquieta com sua realidade, que busca mudanças, que enxerga oportunidades de melhoria em seu caminho, que olha para a frente e quer fazer a diferença no seu ambiente e isto normalmente o leva a diferenciar-se dos demais e consequentemente, ter seu negócio, para assim poder colocar seus pensamentos e ideias em prática.

Um empreendedor também tem uma característica que é a persistência, as coisas não acontecem de uma hora para a outra, mas um empreendedor não desiste no primeiro desafio, ele persiste, se reorganiza, se reinventa até que alcança aos poucos seus objetivos. O Empreendedor as vezes começa seu negócio por necessidade, quando sai de um trabalho, quando fica sem opções, mas com certeza, um empreender efetivo, só permanece com seu negócio se ele tem alma de empreendedor, justamente porque entrega sua vida para transformar este negócio em algo rentável e com futuro. Quem não tem esta “alma de empreendedor” na primeira oportunidade de trabalho com salário, a pessoa desiste do negócio próprio e retorna ao trabalho de empregado. Isto não é algo ruim, apenas diferencia quem tem perfil de empreendedor e acredita no negócio próprio, de quem prefere a segurança e a estabilidade do trabalho CLT (carteira assinada).

Os desafios no ambiente de negócios são constantes, não é fácil administrar uma empresa e conseguir conduzir para a sustentabilidade ou crescimento, muitos e muitos os negócios que são iniciados e fecham suas portas em menos de 2 anos. Pode ser por falta de organização, de preparação, de capacidade técnica, conhecimento, planejamento ou mesmo condições financeiras para manter a estrutura do negócio funcionando, mas com certeza todas estas dificuldades fortalecem as pessoas que superam estas fases e as deixam mais fortes e motivadas a continuar lutando para alcançar o sucesso, obviamente aprendendo com suas experiências e estudando para fazer melhor a cada dia.

No entanto, mesmo com os desafios, todo o empreendedor tem o sonho de crescer no seu ambiente, conquistar seu espaço e atingir o sucesso. As ameaças a este sonho são os custos, os impostos, a burocracia, as limitações financeiras, os juros, a dificuldades no acesso ao crédito, aos fornecedores qualificados e principalmente ter uma equipe de confiança para pegar junto e vencer as dificuldades do mercado. Por isto, buscar apoio qualificado por ser um dos segredos para conseguir se organizar e superar as barreiras, existem órgãos focados no auxílio de empreendedores, um deles é o SEBRAE, que tem soluções que começam com a formalização de um MEI (Micro Empreendedor Individual) até consultorias para organização, gestão e crescimento das empresas apostando no seu desenvolvimento no mercado. Algumas cidades também dispõe da sala do empreendedor, que é um local organizado para orientação e dúvidas para pessoas que buscam empreender e direcionam caminhos para atender suas necessidades.

Contudo, quando se tem uma boa ideia e se acredita nesta ideia ao ponto de entender que ela pode se transformar em um bom negócio, é importante organizá-la na forma de um projeto e assim conseguir buscar opções de financiamento ou mesmo de suporte qualificado para que esta ideia saia do papel. Existem ferramentas on line que possibilitam financiamento coletivo de projetos (crowdfunding), como por exemplo as plataformas: Benfeitoria.com e Catarse.me, além de muitas outras.

O fato é que para uma boa ideia sempre é possível conseguir formas de viabilizá-la tanto na questão financeira como no planejamento, quando conseguimos ter uma boa condução de caminhos para torná-la uma realidade. Viva aos Empreendedores e que sejam cada vez mais sucesso em seus negócios.

Previous post

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo é prorrogada

Next post

Conheça as iniciativas da Cotrirosa pela preservação do meio ambiente

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *