Por sugestão do vereador Vitor Daniel De Conti a Câmara aprovou a realização de sessão solene para dar ênfase aos 50 anos da AENORGS – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul. A Menção Honrosa foi aprovada por unanimidade será entregue em data a ser confirmada posteriormente.
A AENORGS foi fundada em 1973 por quinze profissionais da Agronomia, sob a presidência do engenheiro Luiz Carlos Pinto da Silva. A entidade tem a missão de zelar pela ética profissional e promover o aperfeiçoamento técnico e cultural dos associados. Atualmente, é presidida por Fabiano Soltis e tem como vice Roberto Ames.
“Sem o trabalho dos engenheiros agrônomos jamais seríamos essa potência agrícola que somos. E, nesse contexto, a AENORGS é pioneira no Estado e no País em seu legado”, justificou Vitor De Conti, que é agrônomo formado pela UFSM.
Eu seu relato na Câmara para defender a homenagem, De Conti fez uma retrospectiva à década de 1960, quando a improdutividade do solo começou a assombrar as famílias que viviam na região. Na época, vários problemas como a exaustão da terra produtiva, a presença de pragas nas lavouras, a poluição das águas potáveis que abasteciam as propriedades, entre outros, levaram famílias inteiras a ir em busca de locais mais férteis em outros estados.
Foi o trabalho dos engenheiros agrônomos que promoveu uma verdadeira revolução na agricultura regional. Nesse âmbito há se ser celebrada eternamente a Operação Tatu que devolveu a produtividade aos solos. Os ótimos resultados obtidos na região de Santa Rosa logo se tornaram referência e, a partir de 1978, as técnicas passaram a ser aplicadas em todo o país.
Também foi a partir da AENORGS que se estabeleceram as bases do receituário agronômico utilizado até hoje no Brasil. “Foi graças a isso que se estabeleceu o uso correto de defensivos agrícolas, aplicados mediante acompanhamento técnico de um profissional agrônomo”, argumentou De Conti.
O vereador enalteceu as cooperativas, as empresas do agronegócio, a Emater e todas as demais que se valem do trabalho dos engenheiros agrônomos para fortalecer o setor agrícola brasileiro.