0
Shares
Pinterest Google+

Atualmente as evoluções tecnológicas nos apresentam uma realidade de conexão de internet com alta velocidade, seja através de fibra óptica e conexão wifi ou através da internet móvel 4,5G e 5G que já estão disponíveis em muitas operadoras no Brasil, inclusive em Santa Rosa. Com isso, estamos vivendo a era da internet das coisas, onde tudo está conectado a internet, sejam os nossos celulares ou aparelhos eletroeletrônicos de nossos ambientes, incluindo até muitas vezes nossos veículos.

Vejam o exemplo das televisões, com a demanda crescente dos conteúdos on line como séries, filmes, shows, eventos, áudios e vídeos em streaming, a TV se transformou num ponto de conexão de internet onde conseguimos navegar em qualquer aplicativo ou conteúdo on line, a qualquer momento, hoje é uma raridade uma tv que não tenha conexão com a internet. Nesta mesma onda, estamos direcionando benefícios da conexão a vários outros aparelhos, que podem ser acionados a distância para organizar os ambientes. Já vi situações e empresas especializadas para organizar para que as lâmpadas da casa sejam acionadas pela internet, bem como o ar-condicionado, o sistema de som, as cortinas, a geladeira, a porta da garagem, o fogo da lareira, o alarme e o mais comum, o acesso e controle do sistema de câmeras da residência, entre outros itens.

Este mercado de automação comercial e residencial está em alta e gerando cada vez mais interessados e mais vantagens agregadas as pessoas e aos negócios, que tem a conexão de tudo na palma da mão com controle através do celular. Começamos a ver também a interação com voz com alguns aparelhos que respondem ao comando, que iniciou com os smartphones em acionamentos “OK Google” para o android e “Hello Siri” para os Iphones, atendendo a demandas por voz e realizando o que era solicitado pela voz de seus proprietários. Agora também foram lançados aparelhos como “Alexa”, que é uma caixa de som que obedece aos comandos de voz, entre outros itens que seguem esta mesma tendência e estão fazendo o maior sucesso. Os próprios lançamentos de veículos das principais marcas do mercado, estão vindo com conexão internet e interação com voz para acionar comandos de ligação, localização e acionamento de mídias, entre outras demandas.

Mas será que só existem vantagens nesta tendência. Muitas vezes me pergunto, o quanto nossa privacidade está preservada com estas tecnologias? Se os aparelhos estão conectados e estão interagindo com acionamento de voz, significa que estão NOS OUVINDO, escutando não só o que é um acionando de voz, mas tudo o que é falado. Só obviamente não estão programados para responder a tudo que ouvem, somente aos áudios selecionados e ditos como “comandos de voz”. E as outras informações, são desconsideradas ou processadas?

Você já se parou pensando que só de falar em algo que deseja comprar, nos próximos dias aquele item passa a aparecer nas sugestões de compra das redes sociais e nos sites que você costuma acessar, será que é uma coincidência? Será apenas uma mania de perseguição e não tem nada a ver com a realidade?

Vejamos o caso do Ex Agente americano Edward Snowden que revelou situações de espionagem onde os aparelhos eletrônicos das pessoas eram acionados para captar áudios e vídeos sem autorização pelo governo americano para fins de controle antiterrorismo entre outras demandas. Após estas revelações, foram lançadas leis de proteção, mas penso! Como vamos estar protegidos se a cada lançamento de produto e novas tecnologias de interação conectada, abrimos novas portas para o mundo acessar nossos ambientes, principalmente para hackers e para quem domina as tecnologias como as grandes empresas norte americanas. Estamos trocando interação, diversão, praticidade por exposição e controle de vida?

Qual o limite que você estabelece para o que é saudável dentro das conexões e o que é excessivo? O quanto estamos dependentes e frágeis mediantes possíveis ataques que afetem estas tecnologias?

Previous post

Pesquisa mostra aspectos positivos e fragilidades de municípios

Next post

Escravidão**

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *