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Este ano de 2023 inicia com cenários totalmente diferenciados, principalmente para o ambiente econômico, onde estamos num momento de reorganização, novo governo, novas políticas, novas prioridades e juntamente com estas mudanças se apresentam os desafios e as oportunidades que isso tudo representa, tanto para as empresas como para a população em geral.

Naturalmente, a mudança de ano já traz a conclusão de um ciclo e a renovação de planos e metas para o próximo período anual e nos faz refletir sobre nossas escolhas e quais os caminhos e resultados que desejamos ter em 2023. Para isso, é importante organizar um planejamento, analisar o que está acontecendo, os movimentos de mercado, nossas potencialidades, o que temos de força e o que temos a melhorar para conseguir aproveitar melhor as oportunidades que este novo ano pode trazer.

Importante também buscarmos os aprendizados do que passamos nestes períodos de pandemia e de restrição econômica, analisar as tendências e os reflexos no comportamento dos clientes e nas prioridades de consumo que estas mudanças irão representar daqui para frente. Com base nisso, organizar nossas metas e objetivos, considerando que fatores como juros, inflação, dólar e estabilidade política poderão influenciar diretamente nas escolhas de investimento e compra da população.

As mudanças sempre vêm acompanhadas de riscos e oportunidades, o nosso posicionamento mediante esta realidade é que farão a diferença no que cada situação irá significar dentro do planejamento. Quem conseguir se antecipar, enxergar melhor os movimentos e preparar-se, estará um passo a frente na conquista de resultados.

Vamos entender algumas tendências que podem ajudar neste planejamento, olhando pelo cenário político. Tradicionalmente os governos do partido dos trabalhadores (PT) a nível nacional, costumam reforçar a distribuição de renda para população mais pobre com programas sociais como bolsa família, costumam também aumentar os investimentos em cultura e educação e principalmente melhorar o acesso ao crédito para construção e aquisição de imóveis com financiamentos de longo prazo e juros reduzidos para população de classe média e baixa. Obviamente existem outras tendências e focos de investimento, mas gostaria de destacar estes para exercitar afetos no planejamento.

Desta forma, a probabilidade é que a população de classe média e baixa aumente seu potencial de consumo, principalmente em itens de alimentação, construção e imóveis. As áreas de educação, cultura e lazer tendem a também serem fomentadas, o que possibilita o maior acesso a todas as pessoas nestes segmentos. Portanto, incluir oportunidades de atendimento a este público e estes setores da economia, reforçando as opções para satisfazer suas necessidades e expectativas pode ser uma boa ideia no seu planejamento.

Outra tendência em 2023 é o aquecimento do setor de festas, feiras e eventos, que sofreu muito no período da pandemia, mas que agora retoma suas atividades com lotação dos espaços, tanto nas programações empresariais como nas comemorações pessoais, a exemplo de casamentos e festas particulares. Portanto, analisar as oportunidades deste segmento para seu negócio também é uma decisão interessante.

Enfim, 2023 está a sua disposição, transformar este ano em um sucesso para sua vida/negócio é o seu desafio. Feliz Ano Novo.

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