0
Shares
Pinterest Google+

E o novembro chegou trazendo realidades complexas e cheia de ameaças e oportunidades para o mundo dos negócios. No final do outubro, os desafios do comércio estavam relacionados com as incertezas do ambiente político, devido as duas possibilidades de resultado na eleição, direita e esquerda. Passadas as eleições, manteve-se o clima de incertezas políticas, não pela da vitória do Lula e do partido dos trabalhadores nas urnas, mas pelos protestos dos eleitores bolsonaristas nas estradas e em pontos estratégicos de muitas cidades, principalmente no Rio Grande Sul e nos demais estados da região Sul e Sudeste do país.

Juntamente com este ambiente de tensão política, também se apresentam as maiores oportunidades do mês, que estão relacionadas aos acionamentos de descontos com as Black Friday e a início dos jogos da COPA do MUNDO 2022 realizada no Catar. A Black Friday normalmente exige dos comerciantes uma grande preparação, organizando os produtos, os preços, as formas de pagamento e as condições de entrega que serão disponibilizadas para os clientes, bem como, os canais de vendas e comunicação que serão utilizados para impactar o maior número de clientes possíveis. Já a COPA do mundo trabalha a movimentação com um apelo esportivo, une o país na torcida pelo resultado de um dos esportes mais populares no Brasil e também resgata um sentimento muito forte de patriotismo na torcida pela seleção brasileira em busca do Hexa Campeonato. Da mesma forma que a Black, também é um evento que pode acionar a compra de produtos específicos, inclusive relacionados a própria Black, mas os principais produtos de acionamento da COPA fazem relação com os momentos dos jogos e a reunião de pessoas na torcida, que envolvem desde televisores, produtos esportivos, produtos de decoração, camisetas, bandeiras, estofados para acomodar a família e os amigos e muitos outros produtos que vem associados a campanhas comerciais do evento.

As perguntas que podemos fazer é: Será possível trabalhar as vendas e aproveitar 100% as oportunidades, mesmo com tantas coisas acontecendo no ambiente político? O Cenário comercial de acionamento irá romper as barreiras da insegurança na população? A Copa do mundo irá atrair a atenção da população brasileira, mesmo com os protestos e os questionamentos aos resultados das eleições?

Ainda não sabemos das respostas, mas com certeza serão grandes desafios a serem superados neste novembro de 2022, seja para manter as empresas e os negócios abertos como também para definir os rumos econômicos e políticos do Brasil.

Penso que o fundamental é estarmos atentos aos movimentos econômicos e políticos e preparar-se com planejamento de recursos, produtos e serviços para superar este momento e na sequência já vem as aventuras comerciais da época de final de ano, que também irão exigir investimento e preparação.

Enfim, que façamos o nosso melhor e dentro das possibilidades transformaremos o novembro 2022 num mês que marcará a história de superação tanto nas vendas como no movimento político brasileiro.

Previous post

Sicredi amplia portfólio de investimentos com lançamento da oferta de Renda Variável

Next post

Vidas marcadas por injustiça

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *