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Atualmente estamos vivendo momentos de tensão, seja em relação a guerra que está instaurada entre Rússia e Ucrânia ou simplesmente o tapa do ator Will Smith na cerimônia do Oscar 2022. Será que são fatos isolados? Vejamos o que tem acontecido no futebol, onde as reações racistas são constantes e outras ações violentas chegam ao nível de agredir fisicamente jogadores com foi o caso da pedra atirada no ônibus do grêmio e o celular arremessado por um torcedor no jogador Lucas Silva durante a comemoração de um gol.

Neste cenário ainda temos a violência que é apresentada nas redes sociais, onde o ódio e a violência verbal se revelam mais e mais a cada dia e sem muito controle, seja com atitudes racistas, machistas, homofóbicas ou reações mediante alguma opinião de personalidades ou digitais influencer. No ambiente político o estímulo ao ódio é ainda mais frequente, muitas vezes destacado inclusive nas ações do nosso próprio presidente e reverberado tanto por pessoas de direita como de esquerda, reafirmando o posicionamento de agressividade mediante qualquer movimentação que desagrade a quaisquer dos lados, em muitos casos, criando inclusive lançando muitas fake News para disseminar e validar tais comportamentos.

Será que a Pandemia afetou o emocional e o autocontrole das pessoas? Por que estas reações estão tão frequentes?

Isto tem ou não tem afeto nos negócios?

Em minha visão existe relação direta, geralmente negativa para os negócios. Uma opinião controversa, uma ação mal pensada, uma atitude que é julgada como inadequada ou uma reação de violência pode gerar muitas perdas, seja de seguidores que não concordam ou não alinham com estes pensamentos, mas principalmente de consumidores que não compram mais o seu produto ou serviço e pode em casos mais graves gerar a falência de uma empresa.

Pensar estrategicamente sobre o assunto pode ser uma solução. Planejar quem são as pessoas que devem estar ligadas ao seu negócio Seja na seleção de sua equipe, nos fornecedores principalmente de serviços (segurança por exemplo), nas pessoas que trabalham com sua imagem (publicidade, digital influencer ou qualquer ação e canais de marketing) e na definição de qual é a base comportamental, a filosofia do seu negócio, apresentando seus princípios e valores para serem defendidos por todas as pessoas que têm relação direta ou indireta com seu negócio.

Obviamente que episódios de violência ainda assim podem acontecer, mas o planejamento e a preparação das pessoas podem evitar muitas situações e o reforço dos valores organizacionais condicionam as pessoas a um comportamento mais adequado com as expectativas da sua empresa. Em síntese é preciso reforçar a espiritualidade e a empatia nas pessoas, isto também gerar grandes soluções para estes tempos.

As redes sociais também são uma vitrine de seus princípios e valores, o que postamos, o que apoiamos, a forma que conduzimos a satisfação e a insatisfação de algum cliente e como contornamos uma situação de tensão, para conseguir reverter um reflexo negativo. Tudo isto mostra o posicionamento do seu negócio e gera uma imagem atrelada, uma percepção, que bem conduzida por ser muito positiva para ampliar o volume de negócios.

Desejo que estes tempos passem, que as relações melhorem e que a paz, o amor e a empatia prevaleçam, melhorando a vida comunitária de todos e consequentemente o ambiente de negócios.

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