0
Shares
Pinterest Google+

Conforme vivenciamos neste último final semana, aconteceram as eleições no Brasil, onde tanto na seara Nacional, como na seara Estadual se desenhou uma indefinição no primeiro turno para Presidente e para Governador, direcionamento as decisões para o segundo turno, que acontecerão no final do mês de outubro. Com isto, as campanhas políticas se intensificam e potencializam a nível nacional a divisão nítida do País entre direita e esquerda, com prioridades e forma de trabalho totalmente distintas, principalmente nas estratégias relacionadas a política econômica, social e relações internacionais.

Portanto, o cenário econômico irá ter ainda um período de indefinição para superar e manter-se em equilíbrio tentando manter os negócios acontecendo, mesmo com a imprevisibilidade do ambiente político. Um mercado que sofre grande influência com estas indefinições é o Agronegócio, principalmente relacionado a máquinas e equipamentos agrícolas, pois, este tipo de negócio está totalmente atrelado a meios de financiamento de longo prazo e acesso a crédito com juros baixos para viabilizar a compra de bens de alto valor, no entanto, as políticas divergentes de direita e esquerda causam instabilidade neste segmento de mercado, gerando insegurança por parte dos consumidores.

Como a base econômica da região está relacionada a produção industrial justamente voltado para o agronegócio, os rumos políticos do país e do estado fazem toda a diferença para as empresas locais, já que somos um grande polo metalúrgico do estado e a maior parte da produção destas empresas são de peças e componentes para indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas como AGCO, John Deere, Stara, entre outras. Desta forma as mudanças políticas causam grandes influências para os negócios regionalmente, inclusive porque, o poder econômico da população está diretamente ligado ao volume de negócio que estas empresas realizam, viabilizando emprego e renda para as pessoas.

A Eleição em segundo turno também afeta negativamente a movimentação do comércio local, porque mantem a insegurança das pessoas em relação aos rumos da econômicos e não garante previsibilidade de emprego e renda, prejudicando as decisões de compra no curto prazo.

Junto com os riscos, sempre vem as oportunidades, que neste caso estão mais relacionadas ofertar ao mercado as melhores opções de compra no cenário atual. Estudar e entender as tendências e apresentar aos clientes boas alternativas pode ser um segredo para bons negócios. Portanto, ter posicionamento político também pode ajudar a fechar negócios uma vez que você esteja antenado no que pode acontecer no país e assim gerar mais confiança para auxiliar as decisões de compra dos clientes.

Um alento neste período é a copa do mundo que irá ser um atrativo para reforçar o comércio, então organizar campanhas de marketing relacionadas a copa e promocionais que tem redução de valor para definição de compra antes das eleições também podem ser estratégias que facilitem os negócios.

Em resumo, de forma direta ou indireta, as eleições afetam a vida de toda a comunidade, principalmente no cenário de negócios, entender os riscos e estudar as melhores propostas e o quanto cada uma das opções podem afetar positivamente ou negativamente a sua vida, é uma das formas de conseguir garantir uma decisão mais consciente na hora de votar e assim, participar ativamente para trazer os melhores resultados para a vida de todos nós.

Vote consciente e ajude a transformar positivamente a sua realidade.

Previous post

Avança comercialização de espaços para o Hortigranjeiros 2023

Next post

Queremos justiça plena

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *