Home»† Paulo Madeira †»O TREM PAULISTA

O TREM PAULISTA

0
Shares
Pinterest Google+

No mesmo período, Nas décadas de 50/60 o melhor passatempo à noite era o footing (com perdão do anglicismo), um passeio a pé ao redor da praça, nas ruas tradicionais da cidade. Em Ijuí, o agradável passeio ocupava as calçadas da Praça da República; em Porto Alegre, na Rua da Praia (Andradas); em Cruz Alta, na Rua Pinheiro Machado. Aliás, na Rua da Praia, a descontraída diversão era o que hoje chamamos de paquera, a gurizada permanecia parada, quase estática entre a Casa Sloper e a Livraria do Globo, olhando as meninas desfilar. E elas passavam como se andassem em uma passarela. Nesse percurso recebiam aplausos, assovios, e até sonoros convites inoportunos tipo […] ‘te espero no meu ap…’ Mas fico por aqui.

Nesta coluna quero me ocupar com os feitos da minha terra natal, Cruz Alta. A Pinheiro Machado até às vinte e duas horas, ficava atulhada de gente quase de ponta a ponta, no passeio às vezes davam uma paradinha a frente dos cafés, a maioria deles com música ao vivo tocada por profissionais. O curioso era que, tanto pessoas da classe média e média alta, desde operários à vendedores, bancários e empresários, assim que encerrava seus expedientes do dia, ao anoitecer já se encontravam na “pinheiro” rigorosamente vestidos para o footing. O ´habito’ era cumprido por homens e mulheres, indistintamente. Mas, na minha Cruz Alta, havia outra diversão muito pitoresca. Após dez horas da noite, toda aquela gente se deslocava para a estação ferroviária. Na longa plataforma e nos dois restaurantes da ESTAÇÃO, aquele povo aguardava tomando chopp ou degustando a famosa sopa de capeletti, o imponente TREM PAULISTA transportando os passageiros de São Paulo a Porto Alegre, com direito a parada de uma hora em Cruz Alta.

O PAULISTA era um comboio com vagões- dormitórios, banheiros individuais, bares, etc, puxado por uma ‘senhora locomotiva a vapor’, que chamava a atenção pelo seu tamanho gigantesco. Era uma ALCO 302. Lá pela meia noite, a ‘mallet’ anunciava a sua chegada através do seu apito estridente ao ingressar no perímetro urbano da cidade. Era o momento dos garçons, paramentados a rigor, smooking branco ou Summer, sapatos de verniz, darem uma espiada na passarela e mandarem o sinal para a cozinha se preparar. Em segundos, adentrava no pátio ferroviário, a ALCO 302, deixando rente à plataforma, os primeiros jatos de vapor e seguindo certa distância até os vagões-dormitórios estacionarem na ‘gare’. Estava organizada nos mínimos detalhes a recepção. Abriam-se as portas do PAULISTA no mesmo nível da passarela e os ‘cavalheiros’ e ‘damas’, eles usando cartolas, elas, chapéus com adereços, saiam em direção ao restaurante sob os olhares e fuxicos dos curiosos.

O povo ficava bisbilhotando do lado de fora, alguns, que já haviam reservado seus lugares, acompanhavam na ceia os passageiros, servidos que eram pelos mestres e garçons. Consumido o tempo de parada começavam os borburins, as despedidas. Em alguns minutos o apito acionado pelo maquinista, as três badaladas do reluzente sino de bronze, tarefa do ferroviário, apelidado de ‘pica-pau’ por causa de seu quepe vermelho. Sobravam os comentários que alimentariam os dias seguintes na ‘Pinheiro Machado’. O comboio desaparecia aos poucos, serpenteando a estrada de ferro pelo resto do caminho.

Quanto romantismo em torno do nado TREM PAULISTA!

Previous post

Santa Rosa entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país

Next post

SANTA ROSA: Desde 1931 em evolução

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *