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Na próxima segunda feira saberemos o resultado do segundo turno das eleições de 2022, tanto a nível estadual, como principalmente no contexto nacional, onde estamos de lados opostos direita (que representa a continuidade de um governo) e a esquerda, que quer retomar o poder e que traz mudanças significativas nas políticas sociais e na forma de condução das questões econômicas e internacionais para o país.

A polaridade evidente destas duas potências de direita e esquerda representam não apenas um governo, mas uma forma totalmente diferenciada de ver e gerenciar prioridades totalmente distintas e com valores e focos de defesa social e pensamento econômico conflitante. Isso tudo instaura no país, além da insegurança pelo clima de eleições e rumos incertos da economia, uma tensão pelo clima de agressividade entre os principais defensões de ambos os lados, que apelam a todos os canais, estratégias e informações que possuem para gerar votos que estejam alinhados aos seus planos e objetivos, deixando muitas vezes a população insegura e indefesas em relação a informações falsas, agressivas, discriminatórias e ofensivas de ambos os lados.

Este clima tenso e instável, afeta diretamente o bom andamento dos negócios no cenário comercial, seja na compra de bens de consumo (pequenos valores) como bens que envolvem altos investimentos, tais como: máquinas, imóveis, veículos, entre outros itens, principalmente, quando exige um comprometimento financeiro de longo prazo, pois olhando o futuro hoje, não temos certeza de que rumos econômicos o país irá tomar a partir da decisão do segundo turno.

Muitos negócios já estão apelando por questões relacionadas a vida pós eleições, como é o caso das campanhas da copa do mundo e as campanhas “Pré black Friday” que já começam a acontecer, dependo do segmento de mercado que analisamos. Os grandes magazines que vendem produtos eletrônicos, móveis e televisores, já estão com estes tipos de campanha no ar, evidenciando a intensão de fugir do clima das eleições e já ofertando aos clientes opções para definir suas compras com antecipação, com boas condições em preços e prazos de pagamento, que façam diminuir os riscos atrelados ao momento instável causado pelo período eleitoral.

Cabe a nós consumidores, entendemos os melhores momentos de realizar as compras, de acordo com o poder financeiro de cada um, além do nível de comprometimento econômico atual e o possível afeto das eleições no seu fluxo de caixa, pois, muitas pessoas nem sequer são afetadas por qualquer resultado que se desenhe nas eleições, mas mesmo assim, postergam suas decisões de compra apenas pelo clima instável que se instaura no ambiente econômico, então, este perfil de cliente, pode muito bem enxergar boas ofertas e garantir suas compras com retornos positivos, justamente nestes momentos onde o mercado em si está restritivo e na expectativa de entender o que irá acontecer no cenário econômico nacional.

E você? O que está pensando sobre estas eleições. O resultado afeta de alguma forma seu estilo de vida? Seu negócio, seu trabalho, sua família?

Penso que muito além de um resultado político, teremos um resultado de perspectivas e prioridades, que destacam um perfil de país que teremos para os próximos 4 anos, portanto, pense, repense e faça a melhor decisão, não pensando apenas em si, mas sim no quanto esta decisão política afetará a vida de toda a população.

Bom voto e que o resultado seja o melhor para o país.

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