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Entender a mente humana é um grande desafio e quem sabe nunca se chegará no entendimento completo, somos uma mistura de pensamentos, sensações, estímulos e ações que muitas vezes não tem relação entre si e noutras, estão totalmente conectadas. A questão é que fazemos escolhas, escolhas de vida, escolha de caminhos, escolha de amizades, de parceiros, de estudo, de alimentação, de viagens e principalmente escolhas de produtos e serviços que desejamos comprar.

O Universo das escolhas é muito complexo, no ambiente comercial são as escolhas que definem o sucesso ou insucesso de um negócio, de um produto ou mesmo de uma empresa. Muito além da opção de compra, do comparativo entre os concorrentes e dos benefícios que são oferecidos entre um e outro produto para se destacar como diferencial, também somos muito influenciados pelas escolhas financeiras, onde o recurso é geralmente limitado e nos força a escolher a forma que iremos pagar pelas nossas compras, seja a vista, com parcelamentos ou com financiamentos, entre outras possibilidades. Ou seja, fazemos escolhas o tempo todo e somos responsáveis pelas consequências destas escolhas, que muitas vezes podem nos levar a grandes problemas como juros e bloqueios de crédito.

As escolhas podem ser mapeadas, interpretadas e previstas por uma linha de pensamento, mas nunca teremos as certezas, no entanto, podemos fazer planejamentos para garantir uma maior probabilidade de CONQUISTAR este tão sonhado SIM do negócio fechado.

Trabalhar a conquista do SIM de uma venda é a luta do vendedor. Conseguir convencer o cliente a optar pela sua proposta, pelo seu produto, pelo seu serviço, pela sua solução é uma dinâmica comercial que envolve: Credibilidade, Valor Percebido e Negociação com Assertividade para garantir o fechamento do negócio e o fluxo financeiro adequado. Ganhar o SIM de um cliente é uma grande conquista, principalmente em negócios de maiores proporções como bens e imóveis.

O primeiro passo para ter este sucesso é conhecer muito bem o cliente, seus hábitos, suas características, seu perfil, para tentar enquadrá-lo em algum padrão de comportamento que nos dê algum nível de previsibilidade, de acordo com suas ações em determinadas situações, possibilitando assim, estarmos mais próximos de uma linha de raciocínio para suas escolhas. Quando temos esta definição, podemos organizar uma proposta que esteja mais de acordo com suas condições e necessidades, apresentando fatores importantes como custo x benefício favorável os produtos e serviços que desejamos negociar.

Podemos também organizar um fluxo financeiro se seja adequado a sua condição de vida, conduzindo-o a descontos se for uma negociação a vista se for esta sua preferência, ou, parcelamento viável, caso suas compras costumem ser feitas a prazo. Ciente de que o histórico do cliente nos fala muito sobre suas escolhas anteriores e nos ajuda a prever também o futuro, então, entender seus movimentos anteriores é uma ação que pode nos deixar mais próximos do SIM para qualquer negócio.

Planejar opções diferenciadas de soluções para diferentes necessidades que podem surgir, também nos aproximam de uma boa negociação, tendo flexibilidade não só financeira como também em benefícios, serviços agregados ou mesmo níveis de qualidade do produto ou serviço a serem negociados.

Bem, resumindo, trabalhar opções para atender as possíveis escolhas dos clientes nos deixam mais próximos de realizar bons negócios.

Viva as escolhas, viva o planejamento de boas soluções para atendê-las.

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