Home»Geral»Programa TEAcolhe na APADA

Programa TEAcolhe na APADA

0
Shares
Pinterest Google+

A Apada teve a honra de receber no dia 20 de abril o Sr. Marco Antonio Villela de Abreu – Diretor Presidente da RGE acompanhado de sua Esposa a Sra. Daniela Abreu e o Sr. Luiz Carlos Moreira Júnior- Gerente de Operações de Campo Fronteira. Acompanharam a visita o Sr. Tiago da Silva Picinin – Gerente de Operações de Campo Norte e o Sr. Irani Nirton Scherer Analista de Distribuição.

Recebidos pela diretora administrativa da escola senhora Patrícia dos Santos Pires e a coordenação Denise Lozekam, as quais apresentaram o trabalho realizado na escola voltado para a educação de crianças e adolescentes especiais: surdos, deficientes auditivos, autistas e síndrome de down, no atendimento escolar da educação infantil ao ensino médio, com projetos voltados para o reforço escolar, com o objetivo de diminuir os déficits de aprendizagem ocasionados pelo período da Pandemia Covid 2019, projetos de interação e socialização, através de histórias e contos infantis. A equipe de profissionais da escola é desafiada diariamente a trazer novas perspectivas e projetos para auxiliar no desenvolvimento pleno destas crianças e acolher suas famílias.

A instituição APADA é uma das instituições que realiza o Programa TEAcolhe do governo do estado do RS voltado especialmente para o matriciamento e acolhida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista., abrangendo 22 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde – Região Missioneira.

O Grupo de Mães, coordenadora pela Assistente Social Marisa Welke e a Psicóloga Maria Pretto, o foi criado a partir da demanda de ações que envolvam as mães, irmãs, tias, avós e madrinhas como parte integrante no dia a dia de seus filhos, sobrinhos, netos PCDs, onde são trabalhados assuntos do interesse comum das mesmas com o objetivo de: esclarecer, orientar, fomentar a motivação, aceitação e auto estima das participantes e da família, bem como a troca de experiências, estimulando a participação no desenvolvimento, educação e promoção da autonomia dos PCDs e familiares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da família como um todo.

O grupo de Mães acontece mensalmente através de encontros com seguintes atividades: palestras, roda de conversa, oficinas de artesanato, culinárias, passeios, comemorações que venham ao encontro de seus interesses e desta forma fomentam a auto estima, valorização e aceitação dos filhos, participação ativa no processo de desenvolvimento dos filhos, integração e participação na comunidade escolar, incentivando hábitos que proporcionem melhoria na qualidade de vida contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, autonomia e garantia de direitos dos mesmos.

A instituição CPFL energia é parceria da instituição através do Programa SEMEAR, que realiza com voluntários ações de melhorias físicas no espaço da escola e ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias, como a campanha do agasalho, doação de alimentos e fomento em projetos voltados para o incentivo da qualidade de vida e bem estar.

Depoimento de uma mãe:
“Sou Catia, mãe de aluno autista e o grupo de mães é importante para nós pois trocamos ideias, confidencias, opiniões sobre os nossos filhos, é gostoso porque a gente ri, tem dias que a gente não esta bem e quando chega no grupo de mães é maravilhoso, a gente interage entre todas, cada uma com a sua história e assim a gente vai construindo também para nós como é ser uma mãe eu tiro muito proveito de todos os grupos, todos os dias, porque todas as vezes que tem eu tiro ideias motivos pra sorrir todos os dias, porque ser mãe de autista não é fácil, então é muito importante o grupo da Apada pra mim e acredito que pra todas também.”
Mãe Cátia Carneiro
Filho Davi Carneiro – 4 anos /Educação Infantil – Jardim I

Depoimento da Coordenação a Escola
“Para a nossa instituição é um privilégio poder te parceiros que acreditam em nosso trabalho e agregam valores a toda a comunidade escolar. O trabalho voluntário, a doação, o bem que é realizado a cada ação desenvolvida dentro da instituição através do Programa Semear CPFL Energia, é imensurável. Trabalhamos com pessoas, pessoas especiais que necessitam de um olhar que os “abracem”, da acolhida em ouvir e poder orientar nas ações diárias da vida com seus filhos especiais. E isso é realizado diariamente em nossa instituição por todos os profissionais que aqui trabalham, que fazem com responsabilidade e comprometimento, cada ação, cada projeto desenvolvido com o objetivo de transformar vidas, transformar para melhorar a sociedade em que vivemos.”
Denise Lozekam
Coordenadora Pedagógica

Previous post

Primeira vitória na Sul-americana

Next post

Culinária à base de soja é um dos atrativos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *