Home»Geral»Mulheres rurais participam de oficinas de produção de materiais para autoconsumo em Santa Rosa

Mulheres rurais participam de oficinas de produção de materiais para autoconsumo em Santa Rosa

0
Shares
Pinterest Google+

Com a retomada das atividades presenciais dos grupos organizados de mulheres de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), tem desenvolvido um roteiro de oficinas de produção de materiais para autoconsumo. Nestes encontros, discute-se a importância e o aproveitamento dos recursos existentes nas propriedades, assim como orienta-se sobre formas de economizar financeiramente.

No mês de setembro, atividades foram realizadas com grupos de Lajeado Guabiroba, Água Santa, Rincão dos Souza e Linha Faxinal. Neste momento, em que se evidencia a importância dos cuidados sanitários, orientou-se sobre o preparo de materiais de limpeza, com o objetivo de aproveitar ingredientes disponíveis na propriedade, reduzindo custos.

Nas oficinas, as mulheres acompanharam o passo-a-passo do preparo do sabão de limão (líquido e sólido), preparo de sabão de cinza e sabão medicinal (utilizando plantas medicinais na composição). Para isso, reiterou-se a importância de fazer uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

A participação na oficina tem inspirado as mulheres a produzir o material para o consumo das famílias e, em um dos casos, uma integrante do grupo, que também é feirante, aproveitou o conhecimento como forma de gerar renda, comercializando o excedente.

As oficinas, respeitando os protocolos sanitários decorrentes da pandemia da Covid-19, seguem no mês de outubro, nas localidades de Campo da Aviação e Linha Dr. Pedro de Toledo.

Previous post

Rufino defende a suspensão da Taxa de Disponibilidade cobrada pela CORSAN para imóveis abaixo da rede coletora

Next post

DERROTA AMARGA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *