Home»Destaque»Guerreira de 8 anos luta pela 2ª vez contra a Leucemia

Guerreira de 8 anos luta pela 2ª vez contra a Leucemia

1
Shares
Pinterest Google+

Tão jovem, tão cheia de sonhos, mas com um desafio tão grande. Martina de Campos Roque, que recentemente completou 8 anos, carrega consigo a missão de vencer uma Leucemia, que apareceu em seu corpo já pela 2ª vez.
Sorridente, forte e guerreira, ela não se entrega. A Leucemia Linfóide Aguda, é um tipo de câncer do sangue e da medula óssea que afeta os glóbulos brancos e um dos tipos mais comuns na infância e ocorre quando uma célula de medula óssea desenvolve erros no seu DNA. “Era dia 25 de abril de 2014 quando descobrimos a primeira vez que ela estava com leucemia, foi a Dra. Maria Antônia que a encaminhou para Santa Maria para fazer o exame da medula. Antes de ir pra lá ela estava uma semana malzinha, internou no hospital Vida & Saúde, teve que por sangue, pois estava anêmica, sentia dor na barriga e febre, não foi fácil de chegar a um diagnóstico”, relembra Melina, mãe de Martina.

Depois de muitos dias e noites direto no Hospital de Santa Maria, muitas quimioterapias e dificuldades, Martina venceu a doença e em 2017 foi dada como curada. Passou então a levar uma vida quase normal: ir à escola, na igreja com a vovó, nos rodízios de pizza com a família e tantas outras coisas. Mas no início de maio, depois de uma consulta com a Dra. Maria Antônia em Santa Rosa, tudo mudou. “Ela pediu para internarmos para fazer exames novamente. Ninguém da minha família pensou que fosse a danada da Leucemia que tinha voltado, eu não tinha nada, aparentemente. Fomos encaminhadas a Santa Maria para fazermos novamente a coleta da medula. No dia 07 de maio, à tardinha, o Dr. passou no meu quarto e disse pra mamãe que era a doença que havia voltado”, relata a pequena Martina.

Novamente as quimioterapias iniciaram e ela vai passar os próximos 40 dias internada. “Para mim, aceitar a doença é mais tranquilo, eu sinto dores e mal estar, mas passa, sei que Deus reserva o melhor pra mim. A única coisa chata é ficar trancada no hospital, o tempo demora a passar aqui, mas faço novas amizades, conheço pessoas e histórias incríveis. Todo dia é um aprendizado aqui dentro. Como eu sei que vou perder meu cabelo, cujo qual já está caindo aos poucos, disse pra mamãe que quero uma peruca de unicórnio, quero sair arrasando daqui do hospital”, brinca. Embora ela diz reagir bem ao fato de estar doente, a família diz que não é fácil: “já entendemos a gravidade da doença, mas temos que ser fortes para a Martina se manter bem”, diz a mãe.

“Martina reage muito bem e é muito tranquila em relação a tudo isso, fica no hospital, não chora para fazer quimioterapia, é uma super guerreira”, define Melina. O sonho da pequena é ser blogueira, por isso a família pede para que quem puder, siga ela no Instagram @martininhalinda. Para ajudar a pagar as despesas em virtude da doença, a família promoveu uma ação entre amigos.

Como os custos de transporte (já que ela precisa ir à Santa Maria) e do tratamento são caros, os pais abriram uma conta poupança para contar com a solidariedade da comunidade. Ela e a família residem na Vila Flores, em Santa Rosa.
Conta Poupança – Banco 237/Bradesco
Agência 3276 – Conta 1000454-3
Martina de Campos Roque
CPF 044.879.940-55

 

Por: Micheli Armanje

Previous post

As questões ambientais em tempos de pandemia

Next post

Prática incorreta sobrecarrega sistema de esgoto cloacal

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *