Home»Medicina & Saúde»FUMSSAR garante 97,29% dos medicamentos nos postos de saúde

FUMSSAR garante 97,29% dos medicamentos nos postos de saúde

0
Shares
Pinterest Google+

Ao longo dos anos, na saúde, observam-se avanços significativos na garantia de direitos. Os medicamentos estão inclusos neste contexto, porém registram-se fragilidades que comprometem o acesso. Identificando esta fragilidade, a gestão local de saúde em Santa Rosa, desde 2017, incluiu na agenda de suas prioridades a qualificação da assistência farmacêutica, visando ampliar a disponibilidade de medicamentos da lista básica.

As principais fragilidades detectadas foram no desabastecimento de medicamentos nas unidades de saúde, foram as estruturas físicas e organizacionais inadequadas, processos licitatórios com descumprimento dos prazos legais, entraves burocráticos nas aquisições dos medicamentos, gerenciamento dos estoques parcialmente informatizados e a necessidade de qualificação dos profissionais.

Foi implantado o programa de aperfeiçoamento de gestão, com a qualificação nos processos administrativos da assistência farmacêutica, incluído almoxarifado e Unidade Básicas de Saúde do município de Santa Rosa.

Segundo Ademir Rosa, Diretor de Gestão Estratégica da FUMSSAR, “quando iniciamos a gestão em 2017, uma das primeiras atividades foi responder ao ofício do Conselho Municipal de Saúde onde solicitava providências da Fundação quanto à falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde. A partir daí, desenvolvemos um projeto onde conseguimos aumentar a disponibilidade de medicamentos fazendo com que este não refletisse em custo e melhoramos o processo de aquisição dos mesmos. Tínhamos o problema de alguns medicamentos que ficavam parados no almoxarifado por problema de notas fiscais, erro de envio do fornecedor, que muitas vezes não cumpria o tempo previsto pelo edital. Trabalhamos para que os medicamentos estivessem nas UBS na quantidade certa, na hora, local certo e com qualidade”.

Dentro de várias fragilidades encontradas dentro do processo estava a informatização que era parcial, não havia um processo de distribuição adequada, problemas de armazenagem e instalações deixavam a desejar.

O resultado do projeto mostra melhorias em todos estes processos, com ganhos como: aumento de 70% de disponibilidade, redução de 87% na quantidade de medicamentos desperdiçados por vencimento e todas as unidades trabalhando de uma forma mais organizada e confiável no controle do estoque. Pode ser citado ainda o impacto positivo do projeto, o uso racional de medicamentos, pois hoje é distribuído os medicamentos apenas para 30 dias e não mais para quatro meses.

O Diretor salienta ainda, que o mais importante do que qualquer premiação, é saber do reconhecimento pelo trabalho, e principalmente porque sabe que isto muda e melhora a qualidade de vida das pessoas. “E isso é que nos motiva a cada dia a desempenharmos a nossa função em busca de melhorias contínuas dentro dos processos”, disse.

“Parabenizo a equipe pelo trabalho e reforço que é um compromisso da gestão a entrega de medicamentos aos usuários”, frisou Anderson Mantei, presidente Fundação Municipal da Saúde.

Previous post

Educação Ambiental é uma necessidade, afirma vereadora

Next post

Realizada Páscoa para crianças da Cruzeiro do Sul

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *