Home»Ensino»Delegada de Polícia e professora reforçam a importância de denunciar a violência contra a mulher

Delegada de Polícia e professora reforçam a importância de denunciar a violência contra a mulher

0
Shares
Pinterest Google+

Com o tema “Violência contra a Mulher e Bullying”, a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Santa Rosa, Josiane Froehlich, e a coordenadora do Curso de Direito, professora Bianca Tams Diehl, alertaram alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Técnica Machado de Assis (FEMA), na terça-feira (30).

Durante o encontro com os alunos, realizado no Clube Concórdia, foram abordados diversos temas como os tipos de violência, os atos infracionais, a atuação da Polícia Civil e as ferramentas para proteção, com a intensa participação de perguntas às participantes. “Que bom seria se não precisássemos falar sobre violência contra as mulheres. Não deveríamos por questões éticas, por princípios ou por valores respeitar as mulheres? Teve de vir uma lei específica para dizer aquilo que a gente já sabia, legitimando a sua tutela”, indagou a mediadora Bianca, envolvendo os presentes.

A delegada Josi aclarou muitas dúvidas, citou casos bem como orientou sobre o compartilhamento de conteúdos impróprios, como nudez ou pornográfico, sem o consentimento da vítima. “A lei Maria da Penha surgiu em 2006 e não previu inicialmente crimes, mas trouxe uma proteção especial à mulher, inserindo como formas de violência não só a violência física, mas a psicológica, a moral, a sexual e a patrimonial. Veio com o propósito de prevenir e de coibir a violência doméstica contra a mulher”, disse.

A ação, organizada pelas alunas Beatrice da Silva e Vitória Krüger, do 2° ano do Ensino Médio, e pela professora de Português Geanine Rambo, faz parte da iniciativa de conscientizar os adolescentes sobre dos direitos da mulher e sobre as consequências de praticar bullying ou violência.

“Tratar as mulheres com respeito não é uma cortesia ou um favor, é uma obrigação, aqui especialmente me referindo à violência doméstica e familiar contra as mulheres e demais formas de discriminação. Estendo essa afirmação à coletividade, pois devemos tratar todos com igualdade e respeito”, ressaltou a professora Bianca, que concluiu sua tese de doutorado sobre a “A juridicização da vida frente à violência doméstica e familiar contra a mulher: um olhar educativo para as políticas públicas de prevenção e de erradicação da violência.”

Vale ressaltar que para atender casos de atendimentos às pessoas vulneráveis, sobretudo as vítimas de violência doméstica e familiar, existe em Santa Rosa a Delegacia Especializada da Mulher, a Sala Lilás, a Patrulha Maria da Penha, o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher Dirce Grösz (CRRM), dentre outros.

Previous post

Realizada Páscoa para crianças da Cruzeiro do Sul

Next post

A volta do Ferroviário Futebol Clube

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *