Home»Medicina & Saúde»Banco de leite precisa de doações

Banco de leite precisa de doações

0
Shares
Pinterest Google+

Desde maio de 2018, o Hospital Vida & Saúde conta com o Banco de Leite. Neste espaço é possível atender a demanda de aleitamento materno da UTI Neonatal. Até fevereiro desse ano, as doações eram realizadas apenas de mãe para filho, mas a partir de março, passou a ser realizada a pasteurização do leite materno. Com esse processo foi possível ofertar leite de doação aos bebês.

O recém-nascido que está internado na UTI Neonatal, e muitas vezes, não pode estar em aleitamento materno, e por isso, receberia fórmula láctea, tem agora a opção de receber o leite materno de doação. Para que isso possa ocorrer o hospital conta com alguns critérios para definir os bebês com prioridades. Segundo a Nutricionista Marília Fernandes, “O leite materno é essencial para os recém-nascido hospitalizados, pois sua composição é muito superior a qualquer fórmula láctea. É comprovado que bebês prematuros que recebem leite materno, durante a hospitalização na UTI, possuem menores taxas de doenças e menor tempo de internação hospitalar”.

Hoje, o Vida & Saúde conta com as mães que têm bebês internados na UTI, para fazer doações. Durante o mês de março foram atendidas 13 doadoras internas (mães da UTI Neonatal) e apenas 2 doadoras externas. Ao todo foram 176 coletas. A demanda da UTI Neonatal é em torno de 600 ml por turno, “Estamos distante deste número, mas com o empenho de mais mamães podemos conseguir”, destaca a Nutricionista. O Banco de Leite do Vida & Saúde atende pacientes de todo estado que estiverem internados na UTI Neonatal.

Após o nascimento dos bebês e hospitalização na UTI Neonatal, as mães são orientadas a frequentar o Banco de Leite Humano com o intuito de estimular a lactação, pois os fatores estressantes deste momento podem acarretar na diminuição da produção de leite e até levar a impossibilidade deste recém-nascido realizar aleitamento materno após a alta hospitalar.

Como ser doadora:
As mães que quiserem doar devem procurar o Banco de Leite do hospital para o cadastramento com identidade, carteira de gestante, ou os exames que realizou no pré-natal. São necessários exames de sífilis, HIV, hepatite B e C e toxoplasmose, realizados nos últimos 6 meses. A mãe já pode realizar a coleta no mesmo dia. Os documentos são encaminhados para uma médica infectologista que realiza a avaliação.

Previous post

Senador Heinze destina recursos para APAE

Next post

Papo de Responsa é realizado para 100 alunos no município

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *