0
Shares
Pinterest Google+

Em novo local desde novembro, o Centro Cirúrgico do Hospital Vida & Saúde encerrou 2021 com 8.049 cirurgias realizadas. Em mais um ano de pandemia, o Centro contou com uma redução no número de procedimentos – que chegou a 8.221 em 2020.

De acordo com o coordenador da área cirúrgica, enfermeiro Paulo Matte, a redução se deu em função de um difícil período da pandemia, quando em momentos de picos de internações houve dificuldade na aquisição dos medicamentos e insumos para atendimentos dos pacientes cirúrgicos, como é o caso dos anestésicos.

Desde que inaugurou na Nova Unidade – no dia 16 de novembro – até o fim de 2021, o novo Centro Cirúrgico do HVS contou com 1.066 cirurgias realizadas. Com oito salas de cirurgias – duas a mais do que a antiga capacidade, um espaço mais amplo e confortável, o local conta também com novos equipamentos, adquiridos com recursos do Ministério da Saúde no valor de R$ 3 milhões. “Já tínhamos uma avançada tecnologia com equipamentos de última geração, como o microscópio com visualização robótica e a torre de vídeo, mas recentemente, adquirimos novos e importantes equipamentos como os monitores multiparâmetros e os aparelhos de anestesia, qualificando ainda mais o Centro Cirúrgico”, destaca a diretora-geral Vanderli de Barros.

Entre os procedimentos realizados ao longo do ano passado, 65% foram eletivos, enquanto 35% foram de urgência e emergência. 58,59% das cirurgias foram realizadas via Sistema Único de Saúde. O perfil dos pacientes foi predominantemente feminino, já que as mulheres corresponderam a 65% dos procedimentos realizados. Já a faixa etária predominou o público com idade entre 31 a 60 anos, compondo 46% dos procedimentos realizados. Diferentemente de 2020, a maioria dos pacientes que realizaram cirurgias no HVS em 2021 não eram de Santa Rosa. Apenas 33,58% dos pacientes cirúrgicos são de Santa Rosa e 66,42% de outros municípios.

Com cerca de 70 médicos cirurgiões, o Centro Cirúrgico do HVS se prepara para um 2022 ainda mais promissor, com a ampliação da capacidade de atendimento e a implementação do horário noturno para as cirurgias eletivas.

Previous post

Vinda de Xuxa, Sasha e Pedro Bial em Santa Rosa atraem fãs

Next post

Vistoria na execução da obra de revitalização no prédio da Câmara de Vereadores

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *