2
Shares
Pinterest Google+

Ter um sorriso bonito é algo idealizado por todo mundo. A estética dos dentes realmente faz diferença. Afinal, através de um sorriso pode ser refletido muito do que há em cada indivíduo. Porém, manter ele nem sempre é uma tarefa fácil.

Em síntese, dizem que o sorriso é como uma carta de apresentação. Mas o que muitos não sabem, é que vários hábitos corriqueiros podem ter consequências sobre a saúde bucal – e ameaçar o aspecto do sorriso.

O esmalte dental é a parte mais dura do organismo e a única proteção real que os dentes têm de ataques externos, principalmente da placa bacteriana, por isso, preservá-lo é fundamental para manter a saúde bucal.

Camila Zamboni, Cirurgiã Dentista

Segundo Camila Zamboni, Cirurgiã Dentista, fumar é definitivamente um dos piores hábitos para isso – e para o corpo em geral -, mas existem muitos outros. “Existem hábitos deletérios para a aparência e saúde bucal, entre eles se destacam: fumar tabaco/cigarro, falta de higiene bucal, roer unhas, usar unhas como “ferramenta” para abrir algo ou rasgar, usar escovas com cerdas duras e fazer muita força para escovar os dentes, hábito de ranger os dentes, comer ou tomar alimentos muito ácidos com alta frequência e não ter acompanhamento periódico com dentista”, exemplifica.

Em contrapartida, os hábitos que fortalecem uma boa aparência saudável dos dentes é a higiene bucal que consiste em escovação diária dos dentes, pelo menos três vezes ao dia, e uso do fio dental. Manter consultas frequentes ao Dentista para prevenir e corrigir problemas bucais, como cáries, gengivite, entre outros. No momento em que o paciente possui saúde bucal e pratica esses hábitos, podemos focar mais nos tratamentos estéticos. A ortodontia para alinhar e nivelar os dentes, a estética para clarear e alterar formato, etc. Atualmente possuímos inúmeros tratamentos para manter um sorriso lindo e saudável, procure um profissional qualificado.

Em cima dessa busca para melhorar o sorriso, muitos sites, ou até mesmo dicas passadas de modo oral, de pessoa para pessoa, acabam espalhando certos mitos tanto em ações que ajudam quanto estragam a estética dos dentes e/ou sorriso bonito. A Dentista Camila Zamboni explana e explica alguns desses.

Não deve ser realizado tratamento dentário durante a gestação – Mito.
Os riscos durante o tratamento odontológico são menores do que os riscos que os problemas bucais podem causar à mãe e ao bebê. Antes de tudo, a gestante precisa ter saúde. O melhor período para o tratamento dentário é entre o quarto e o sexto mês de gestação. Porém, já no início da gravidez, deve-se procurar o dentista para uma orientação preventiva. Se houver necessidade de tratamento, este deve ser realizado, pois infecções e cáries não tratadas podem prejudicar a saúde da gestante e do bebê.

Enxaguantes bucais podem substituir a escovação. – Mito.
A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza bucal, os enxaguantes são usados apenas como um complemento. Sem a escovação e o fio dental, o enxaguante não tem utilidade nenhuma.

Cremes dentais funcionam como clareadores. – Mito.
Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouco ou não possuem em sua composição os agentes ativos do clareamento. Por ser abrasivo, ele atua somente removendo manchas externas.

“Escovas dentais com cerdas duras limpam melhor os dentes.” – Mito.
Essas cerdas podem causar danos à gengiva ao ponto de criar feridas e retrações gengivais significativas. Se for colocada muita força, a superfície do dente pode ser danificada com remoção de esmalte. A escova dental deve ter de preferência cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e tufos concentrados.

Passar fio dental faz a gengiva sangrar. – MITO.
Se a gengiva sangra ao passar o fio dental, significa que ela está inflamada. A principal causa de inflamação da gengiva é a placa de bactérias que se forma continuamente sobre os dentes. Portanto, se a gengiva sangra é preciso procurar um dentista para resolver esse problema. Pode ser necessário apenas rever a técnica de escovação, fazer uma remoção de tártaro ou um tratamento periodontal.

Nem tudo que está na internet é de verdade. Os youtubers fazem o possível e impossível para ganhar audiência e patrocinadores. Não é difícil manipular imagens e não existe controle sobre o que é falado. Há uma série de histórias vendidas na internet e YouTube que não funcionam como:

A remoção de tártaro com bicarbonato em 5 minutos: é mentira

Remédio caseiro para dor de dente com pó royal não funciona, é mentira
Receitas para eliminar o mau hálito, com enxaguantes diversos (sem remoção da causa, como placa, tártaro, cárie e focos de infecção) só perfuma, seria como usar desodorante e não tomar banho.

Na internet também se vê vários vídeos de canetas clareadores ou técnicas que prometem deixar os dentes brancos, mas se deve ter cuidado. “São técnicas de “farmácia”, não tem efetividade garantida e os riscos de ter um resultado indesejado é muito grande. A técnica de clareamento deve ser selecionada após um correto diagnóstico e planejamento do caso, pois a falta de informação sobre o assunto pode fazer com que clientes se iludam com propagandas e produtos; visto que, há no mercado produtos que apresentam como marketing o uso caseiro, por conta própria, sem auxílio do profissional. Como resultado, o desastre. As químicas clareadoras mal utilizadas podem comprometer a saúde, causando sensibilidade dental, problemas gengivais e desconforto, sem obter o resultado desejado. O paciente deve sempre procurar um profissional especializado para esclarecimento de dúvidas, para que o tratamento seja satisfatório”, finaliza a Cirurgiã Dentista.

Previous post

Jeferson fala sobre demandas para a região

Next post

Termina neste final de semana o horário de verão

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *