Home»Na História»Sítio Santa Fé: Um refúgio para a calmaria

Sítio Santa Fé: Um refúgio para a calmaria

1
Shares
Pinterest Google+

A sensação de sair do agito do dia a dia e ir para a calmaria do interior, em meio a natureza, é maravilhosa. Deixar de lado o estresse do trânsito, do trabalho e o cansaço do dia a dia e relaxar em um local calmo, com belas paisagens e ar puro é possível aqui, bem perto da cidade de Santa Rosa.

A reportagem do Jornal Gazeta Regional apresenta para seus leitores o Sítio Santa Fé, localizado no Rincão dos Souza, no interior do município. O Sítio Santa Fé proporciona aos visitantes trilha ecológica e uma vasta variedade de alimentos orgânicos. A propriedade é da família Oliveira Hübner e a reportagem do JGR conversou Rosane.

Através do incentivo da Emater do município, a família começou a aproveitar as terras de modo diferente. Algum tempo atrás a família vivia com o sustento das vacas de leite e lavoura, no entanto, tudo mudou, as vacas ficaram para consumo próprio e a lavoura deu espaço às hortas e pomares exclusivamente para os produtos orgânicos.

Em toda a extensão do local há vegetação que forma uma espécie de barreira, evitando que se deposite nas verduras, legumes e frutas os defensivos agrícolas dos vizinhos de Rosane. Ela comenta que possui acordos com os mesmos quanto aos venenos que usam em suas lavouras e ressalta ainda, que nunca houve resistência dos outros moradores quanto ao assunto. Nos limites das hortas do Sítio há muitas flores, plantas como sabugueiro, capim elefante, para realizar um efeito de escudo contra agrotóxicos e pequenos insetos. A estratégia empregada para proteger suas verduras, por exemplo, são as flores, que além de serem barreiras, auxiliam na polinização das abelhas.

Após o incentivo de dar os primeiros passos para plantar e comercializar os produtos orgânicos, a família começou a organizar trilhas ecológicas no local, já que há uma mata com árvores nativas e consequentemente, muitas estão protegidas através de leis. Então, a extensionista da Emater sugeriu que ela fizesse um atrativo no local.

“Fizemos um projeto, com o auxílio da bióloga Juliana Meller, e para não impactar o local nativo, abrimos pequenas trilhas. Mesmo com a dificuldade de não ter como colocar internet, devido ao sinal, já recebemos mais de 200 visitantes nos últimos meses. Para nós isso é bom, pois agrega mais valores na propriedade, ainda mais que os filhos não tem interesse de sair do meio rural. Essa é a nossa vida. Ninguém se vê longe daqui”, diz Rosane.

Segundo a produtora, pouca coisa ela compra para sua produção, muitos materiais ela consegue retirar de sua plantação. “Uns 80% de nossa produção são mudas e sementes que eu consigo fazer e preparar. Uma vez por ano os produtores orgânicos se reúnem e trocamos sementes. Na verdade essas sementes são crioulas, mas quem transforma elas em orgânicas somos nós mesmos”, diz.

Uma das dificuldades relatadas é o clima. Neste ano, por causa do granizo, a família perdeu alguns produtos, pois voou sombrites e acabou “machucando” as verduras.

Além do fator clima que dificulta, mas não atrapalha o ânimo e o entusiasmo de produzir orgânicos, dona Rosane comenta que poderiam haver mais incentivos para o jovem ficar no campo. “Meu filho, que trabalha aqui também, encaminhou um projeto para irrigarmos nossa horta, mas ainda não foi aprovado. Em outubro fez um ano que enviou o projeto”.

É perceptível que há muitos investimentos no local, além de ser belo, torna-se aconchegante aos visitantes. “É um trabalho de formiguinha”, comentou à reportagem e ressaltou que mesmo sem ter internet em casa, seus produtos são procurados.

“Tudo que levamos na feira, vendemos”, conta ainda que há repolhos, alfaces, chicória, beterraba, cenoura, quiabo e mais de 30 variedades no Sítio Santa Fé. Com a aproximação do verão, alimentos como batata-doce, amendoim, mandioca, milho, tomate, abóbora, moranga e feijão fazem parte da variedade de produtos que podem ser encontrados.

“Tenho muito amor por esse lugar. Além de proporcionar para minha família uma qualidade de vida, posso proporcionar um alimento saudável para outras pessoas. Hoje em dia é imprescindível a alimentação saudável”, destaca.

Atualmente Rosane comercializa seus produtos no mesmo preço que os produtos convencionais. Ela ressalta que tudo está caro, então prefere vender seus produtos de qualidade orgânica no mesmo valor do que os demais produtores.

 

Previous post

Chegada da primavera costuma trazer a rinite alérgica: previna-se

Next post

“Vou ensinar ao meu filho, tudo que aprendi aqui, do pior jeito”

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *