Home»Geral»Projeto de arena multiuso no Parque de Exposições de Santa Rosa

Projeto de arena multiuso no Parque de Exposições de Santa Rosa

O trabalho arquitetônico foi desenvolvido pela Oito Arquitetura e Sustentabilidade

0
Shares
Pinterest Google+

A FENASOJA 2020 apresentou o projeto para a construção de uma Arena Multiuso no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. O trabalho arquitetônico foi desenvolvido pela Oito Arquitetura e Sustentabilidade.

Segundo o arquiteto e urbanista Cristiano Goulart Dallagnol, trata-se de uma área desenhada para receber apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. Serão 3,5 mil metros quadrados (50mX70m) de área construída, que contemplará espaço multiuso para prática esportiva e apresentações musicais ou cênicas, palco de espetáculos, três quadras poliesportivas cobertas, mais duas descobertas, pista de atletismo coberta e outra descoberta, acesso para logística de carga e descarga de equipamentos, banheiros, camarins, espaço para imprensa e camarotes.

O projeto está orçado em R$ 2,2 milhões e tem a capacidade de receber 12 mil pessoas na área coberta. Dallagnol explica que as fundações serão com blocos de concreto a cada cinco metros de eixo, contando também com uma estrutura metálica com treliças com 50 metros de comprimento apoiadas por duas linhas intermediárias de pilares em ‘V’ a 10 metros das bordas. Haverão quadras com pisos de concreto e areia. A cobertura será com telhas de aluzinco e pintura branca.

Sobre a concepção do desenho, o arquiteto explica que durante reunião com o presidente da FENASOJA 2020, Elias Dallalba, avaliando o material publicitário do evento, a concepção se deu com a música Brilho no Olho. “Uma vez que as pessoas têm fascínio por elementos que despertam mistério como a lua, as estrelas ou o sol, a estrutura em arco possibilitava fazer essa associação”, reiterou.

O presidente Elias diz que a ideia surgiu da necessidade do Parque ter um espaço para receber grandes eventos, como competições esportivas, shows, formaturas e festas. “Pensamos em um projeto econômico e que não onere grandes custos de manutenção. É uma ideia para que todos possam usufruir como mais uma opção de esporte e lazer”, afirmou.

O desafio agora é mobilizar a comunidade e lideranças para buscar os recursos para a sua execução. “Estamos estudando Parcerias Público-Privadas e protocolaremos o projeto junto ao Ministério do Esporte e da Cultura”, afirmou. Elias salienta que a FENASOJA utilizaria a estrutura somente nos 10 dias da feira, sendo o complexo disponibilizado para uso da comunidade nos demais dias do ano, bem como a outros eventos.

A Arena é mais um dos 24 projetos que a feira trabalha para promover o desenvolvimento regional. A nova área servirá como um local de incentivo à prática de esportes e promoção cultural.

Segundo o vice-presidente Rogério dos Santos Ferreira, o Musicanto será uma das atrações da FENASOJA que poderá utilizar esse espaço multiuso. “No ano passado integramos o Musicanto à FENASOJA, o qual deverá ser ampliado nesta edição, com o retorno também do Musicanto Vai à Escola. Aos poucos a comunidade terá conhecimento e participará das ações”, reiterou.

Previous post

Santa Rosa é a 10ª cidade do Estado que mais destinou recursos para o fundo da criança

Next post

INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *