Home»Esporte»O Manguito Rotador

O Manguito Rotador

0
Shares
Pinterest Google+

Dr, o que é manguito rotador? É um conjunto fundamental de músculos e tendões que atuam na estabilização do ombro, auxiliando nos principais movimentos desta articulação. Devido a toda essa carga de “trabalho diário”, essas estruturas estão suscetíveis às mais variadas lesões, o que pode gerar perda funcional importante. Vale a pena ressaltar que lesão do manguito rotador é a principal causa de dor no ombro.

As lesões do manguito rotador podem ser iniciais, como tendinopatias e tendinoses, ou lesões de maior gravidade, como rupturas parciais e totais destes tendões. Portanto, uma dor no ombro pode ter causas variadas e as lesões podem ser diagnosticadas em estágios diferentes, fazendo com que o tratamento seja totalmente individualizado para cada paciente: não há receita de bolo. Todo tratamento deve ser avaliado, estudado e a decisão compartilhada com o paciente, para que se determine o melhor tratamento possível para aquela patologia.

A dor gerada pela lesão no manguito rotador pode ser intensa, normalmente sendo pior à noite. Em associação há dificuldade em elevar o braço acima dos ombros (pentear o cabelo, por exemplo). Há um risco relacionado com a atividade laboral como o trabalho braçal e também na prática esportiva envolvendo traumas em qualquer modalidade, recentemente com o advento e popularização do crossfit, beach tennis e padel. Calma!!! Sou favorável a toda e qualquer prática de atividade física, continue lendo…

Nem todas as lesões do manguito rotador necessitam de cirurgia. A escolha do tratamento a ser realizado leva em conta alguns fatores importantes como: gravidade da lesão em si, a idade do paciente, a intensidade da dor, o grau de limitação de movimento, dentre outras. Em casos mais leves como tendinoses ou rupturas parciais pequenas, fazemos uso de medicamentos para alívio da dor e fisioterapia (com a qual se busca amenizar a dor e fortalecer os tendões lesados). Outra opção interessante é o uso de medicamentos intra-articulares, a famosa “infiltração”, com destaque à viscossuplementação com uso de ácido hialurônico – mas este é um papo para outro momento! Vale aqui ressaltar o benefício do uso de GELO LOCAL, excelente “ombro amigo”, perdoem-me pelo trocadilho.

Quando as lesões se mostram mais graves (com rupturas parciais maiores, lesões com rupturas totais ou mais de um tendão acometido), o tratamento cirúrgico ganha espaço e é uma ótima opção. Inclusive pacientes que passam pelo tratamento conservador (sem cirurgia) e não melhoram, entram nesse grupo também.

O tratamento cirúrgico indicado para esse tipo de lesão é a reconstrução do conjunto de tendões, por meio de âncoras e suturas, fazendo com que o tendão volte à sua posição original a fim de restabelecer ao máximo a sua função. Esse procedimento terapêutico é realizado em nosso serviço através de VIDEOARTROSCOPIA DE OMBRO, reconhecida pela maioria dos pacientes como “cirurgia a laser”, mas que na realidade é uma técnica com cortes mínimos, onde introduzimos uma câmera e operamos por meio de vídeo. É um tratamento amplamente difundido mundialmente e reconhecido como a melhor opção pois é menos invasivo e muito eficiente. Em casos excepcionais, o reparo aberto por meio de incisão (corte) no ombro, pode ser necessário.

Quando comparamos o método cirúrgico videoartroscópico ao reparo aberto, observamos muitas vantagens com a vídeo:
• Menor agressão às partes moles (pele, músculos, tendões…)
• Menor tempo de internação
• Menor intensidade da dor
• Início precoce da fisioterapia
• Melhores resultados pós-operatórios
• Baixo índice de complicações
• Menor índice de infecções
• Melhor aparência

O tratamento cirúrgico como um todo envolve a cirurgia em si e o pós-operatório. Normalmente o paciente recebe alta no dia seguinte da videoartroscopia, sendo indicado o uso de tipóia por 30 a 45 dias.

É IMPORTANTÍSSIMO que o paciente entenda a importância desta fase e siga todas as orientações do seu ortopedista. Este período é importante para a cicatrização da reconstrução realizada e o melhor resultado do procedimento. Após finalizado o período de uso de tipóia, inicia-se a fisioterapia pós operatória (de 15 a 20 sessões, conforme protocolo, iniciando com controle de dor e gradativamente recuperação de amplitude e força do ombro).

Se você chegou até aqui e está pensando: “eu não tenho isso!”

Que bom! Mas lembre-se que a lesão do manguito rotador é a principal causa de dor no ombro e acomete indivíduos por volta dos 50 a 60 anos. A prevenção se baseia em manter um ombro FORTE, com seus tendões PREPARADOS para que, no momento de um “golpe”, ele não se lesione. Recomenda-se que, aliado a outros esportes, sejam realizadas atividades com o objetivo de fortalecimento e estabilização desses tendões, destacando a musculação e o pilates. SEMPRE com orientação de um profissional capacitado.

Uma avaliação individualizada com um ortopedista especialista em ombro e cotovelo é essencial para um diagnóstico certeiro e a melhor escolha de tratamento!

Previous post

Vai ser um ano promissor

Next post

Mais um empreendimento no Distrito Industrial

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *