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Garupa: A grande novidade no transporte de Santa Rosa

Uma novidade na modalidade de transporte inicia em Santa Rosa no dia 3 de Novembro

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Uma novidade na modalidade de transporte inicia em Santa Rosa no dia 3 de Novembro. Trata-se do Garupa, um aplicativo em que a pessoa solicita o transporte para qualquer local da cidade a partir do seu celular, a exemplo do que já é praticado em muitas cidades do Estado e do país.

Segundo Marcos Vinicius Kraulich, Sócio Operador Garupa em Santa Rosa e região, o sinal do aplicativo será aberto no dia 3, coincidindo com o Festival Noroeste da Cerveja Artesanal, evento em que terão um espaço montado para atendimento ao público em geral.

“A partir desta data, qualquer cidadão Santa-rosense já poderá simular e chamar corridas a partir do aplicativo”, destaca.

O Garupa não chega a ser exatamente uma franquia. “É um modelo de negócios onde há uma sociedade firmada para nós (sócio operadores) promovermos a humanização de uso do aplicativo, bem como, responder por toda a operação na cidade e região. O Garupa é uma empresa 100% brasileira, criada na cidade de Porto Alegre, logo, é daqui, o aplicativo é gaúcho”, destaca o empresário.

Para poder usar o Garupa, o processo é bastante simples, basta ter um smartphone com Android ou IOS, este é o único requisito. A partir disso já é possível baixar o aplicativo na Google Play ou App Store. Ao abrir o aplicativo, o usuário poderá criar uma conta totalmente grátis e então já será possível a partir data da abertura do sinal para Santa Rosa, usá-lo efetivamente.

“Como santa-rosense e empreendedor da área tecnológica, a idéia surgiu principalmente através da necessidade própria de deslocamento e do interesse na evolução da cidade e região para um patamar de grandes centros comerciais”

Marcos Vinícius diz que sendo um aplicativo de mobilidade urbana como outros já conhecidos, dentre suas principais vantagens, está a segurança, facilidade de uso, possibilidade de ter uma prévia do valor de trajeto para que possa optar por chamar o serviço ou não, o preço diferenciado e tudo isso com a rapidez que a tecnologia proporciona, pois tudo é gerenciado pelo próprio aplicativo. “Não é necessário fazer uma ligação ou qualquer outro tipo de contato para solicitar o serviço”, explica.

O aplicativo provê o modelo de transporte privado, onde o motorista pré cadastrado e aprovado pelo Garupa, coloca os seus serviços à disposição do aplicativo, bem como o seu próprio veículo. A partir desse momento o aplicativo trata de promover o encontro de quem precisa uma carona, com quem está ofertando.

Conforme os empreendedores, a procura por motoristas (garupers) para se candidatar a fazer o transporte, assim como de futuros usuários, está dentro das expectativas iniciais. “Todos estão demonstrando um enorme interesse e aceitabilidade da ideia. Nosso grupo inicial de motoristas parceiro está quase preenchido, porém vamos continuar aceitando inscrições para a expansão contínua do serviço. A expectativa se aproxima de nossas projeções otimistas a observar a grande quantidade de público que já está envolvido com a ideia do lançamento e uso do aplicativo. A julgar por outras cidades da redondeza como Ijuí e Santo Ângelo (a primeira com 6 meses de operação ativa), temos certeza que o crescimento de uso será exponencial, mesmo levando em conta o fato do serviço ser totalmente diferente dos oferecidos atualmente na cidade”, frisou.

O número inicial de Garupers ativados será de cerca de 10 motoristas parceiros, que já estão totalmente cadastrados e aptos a entrarem em serviço. O aumento de ativações será gradativo em conformidade com a demanda e Marcos acredita que ainda no primeiro mês de operação já sejam ativados mais motoristas.

Questionado sobre a segurança do usuário em andar com os ‘garupers’, o sócio respondeu que isso é tratado com o maior cuidado. “A segurança é um dos principais fatores que levam ao motorista e usuário a buscarem o serviço, pois conforme Lei Federal que regulamenta os aplicativos de mobilidade em todo o país, os motoristas parceiros não podem possuir antecedentes criminais e devem possuir observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) na carteira de habilitação. Já o veículo deve ter quatro portas, ar-condicionado, seguro, documentação em dia e menos de 10 anos de uso”, explica.

O Garupa ainda submete os candidatos a uma entrevista e treinamentos para estarem aptos ao nível diferenciado de atendimento que devem dar a cada usuário. Já na operação do serviço, acontece o monitoramento em tempo real de tudo que acontece, desde o usuário, até o motorista, aumentando assim o nível de segurança para ambos.

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