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A informação foi divulgada pelo gerente de Mobilidade Urbana, Erivelton Mello, durante a reunião especial promovida pela Comissão de Fiscalização, Controle, Serviços e Obras Públicas da Câmara de Vereadores na quinta-feira, 04. Segundo ele, foram instalados 169 quebra-molas nas vias municipais, no somatório das diferentes administrações, e há 71 pedidos no Departamento de Trânsito. “E, com novos asfaltos em execução ou previstos, essa demanda certamente aumentará”, comentou, ressaltando que é praxe na cidade o ato de requerer redutores de velocidade depois do asfaltamento.

A reunião foi conduzida pelo vereador Vitor De Conti e contou ainda com a presença do Tenente Wolf (Brigada Militar e Conselho), o advogado Clóvis André Dente (presidente do Conselho Municipal de Trânsito) e o engenheiro Maurício Lenz. Eles contribuíram com informações técnicas, detalhando a Resolução nº 600 do Contran, de 2016, que dá diretrizes para a instalação de redutores nas cidades. A pauta foi proposta pelo vereador Rafael Rufino. Outros vereadores e os assessores parlamentares também compareceram.

“Antes, com a manifestação da comunidade, liberávamos a instalação, mas com o passar dos anos e maiores discussões no Conselho de Trânsito houve novo entendimento. A legislação determina que só podemos colocar quebra-molas em ruas com 4% ou 6% de inclinação, e o nosso relevo, em geral, é de subidas e descidas que vão contra isso”, explicou o engenheiro Maurício.

O advogado Clóvis André Dente também falou sobre o tema e ressaltou que o Conselho Municipal de Trânsito, após diálogos com a Brigada, resolveu observar a aplicação do Artigo 94 do Código Brasileiro de Trânsito (1997) que é contrário à instalação. “Levantamentos feitos nas ruas com quebra-molas mostram que nem sempre são eficazes. Precisamos trabalhar mais a conscientização dos motoristas, educação para o trânsito como forma de diminuir o número de acidentes”, propõe ele.

O Tenente Wolf reiterou que é preciso pensar nos serviços de emergência como Samu, Bombeiros, Brigada, ambulâncias e mesmo nos cidadãos em socorro às vítimas. “Um redutor de velocidade em corredores de fluxo rápido pode levar a perder vidas por retardar a ação de socorro”, registrou. Ele também falou sobre o uso de radares nos principais trajetos urbanos, com velocidade acima de 60 Km/h, e sobre a possibilidade de monitoramento com lombadas eletrônicas.

Erivelton Mello explicou aos vereadores que a Prefeitura já trabalha com um projeto para construir lombadas elevadas em frente a todas as escolas, por entender que são pontos críticos, uma vez que têm fluxo intenso de crianças e adolescentes. “Porém, novos quebra-molas são liberados apenas como último recurso, depois de esgotadas outras tentativas”, explica Clóvis André Dente.

“Foi uma reunião muito produtiva, com vários apontamentos e resultados positivos. Temos gargalos no trânsito, sim, mas vimos que o Município e o Conselho estão empenhados em resolvê-los com soluções que melhorem para toda a coletividade”, afirmou o vereador Vitor De Conti, após os vereadores listarem interseções de alto risco, nas vias Benvindo Giordani, Borges de Medeiros, Avenida Tuparendi, Pedro Schwertz e Dr. João Dahne.

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