Home»Destaque»Covid-19 e os pacientes com câncer

Covid-19 e os pacientes com câncer

1
Shares
Pinterest Google+

Os impactos da pandemia da Covid-19 são imensos na área da saúde. A dedicação de médicos, enfermeiros, assistentes e demais profissionais tem recebido elogios mundo afora. O novo Coronavírus traz ainda um outro grande desafio. Precisamos atender essa avalanche de pacientes que são infectados diariamente, aumentando a demanda tanto do sistema público de saúde como da rede particular. Porém, as pessoas continuam adoecendo de câncer, diabetes, problemas cardíacos, entre outras enfermidades.

Nesse momento, abandonar o acompanhamento de qualquer doença pode aumentar ainda mais os riscos. A atenção ao paciente com câncer também é uma situação de emergência e, na maioria dos casos, um tratamento não pode esperar três meses para ter sequência. A cura do tumor tem melhores resultados na fase inicial da doença. Adiar o diagnóstico, uma cirurgia ou até mesmo a quimioterapia, pode levar a um quadro de evolução do câncer e reduzir suas chances de cura.

Segundo o Médico Oncologista de Santa Rosa, Dr. Pedro Lourega, uma vez que os pacientes portadores de câncer e os que estão em tratamento possuem sua imunidade diminuída, em caso de infecção do Covid-19, podem apresentar mais facilmente complicações da doença. Desta forma devem ter seu atendimento disponibilizado e tratado com acompanhamento de seu oncologista. No entanto, jamais devem parar o tratamento. “O câncer é uma certeza na vida do paciente oncológico. E o tratamento indicado tem objetivos importantes: aumentar a chance de cura e diminuir a progressão dos tumores. Deixar de fazê-lo no tempo e na intensidade adequados são marcadores de piores resultados. Com medidas de segurança adotadas, até o momento, devemos manter o tratamento prescrito pelo oncologista”, destaca.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, como qualquer pessoa sob risco, ele recomenda que façam uso de máscaras de proteção individual e higienizem suas mãos ao se retirarem do ambiente hospitalar. “Estamos orientando aos pacientes que possuem consultas rotineiras marcadas, que as façam por teleconsulta ou encaminhem seus exames para avaliação. A teleconsulta é uma maneira autorizada temporariamente pelo Conselho Federal de Medicina e objetiva diminuir o fluxo de pessoas, que muitas vezes se deslocam e passam o dia fora de suas casas por questões de transporte”, frisa Lourega.

De acordo com o Oncologista, além das medidas preconizadas, os pacientes com câncer devem intensificar a higienização das mãos, dos alimentos e evitar permanecer em ambientes com outras pessoas doentes. “Recomendamos que familiares que estejam na mesma casa dos pacientes em tratamento façam uso de medidas de higiene com maior rigor (uso de álcool gel, higiene das mãos frequentemente e demais medidas). Além disso, pacientes oncológicos devem ter atenção quanto a temperatura corporal. Uma vez detectada elevação da curva de temperatura (acima de 37,5ºC ), é fundamental que o oncologista seja informado”, salienta.

E em época de manter uma boa alimentação para ajudar a alavancar a imunidade, Lourega diz que uma alimentação de qualidade, com orientação preferencialmente de um nutricionista, é fundamental na saúde das pessoas. E para o paciente oncológico exerce também um importante papel. “Quero salientar que os pacientes em quimioterapia devem evitar o uso de suplementos vitamínicos sem a ciência e orientação de seu médico”.
Por fim, ele destaca que os pacientes com câncer devem procurar informação de qualidade. “Busque leituras que possam lhe motivar a seguir lutando e evite situações que lhe deprimam. O excesso de notícias leva algumas pessoas a níveis de ansiedade e até pânico. Conversem com seu oncologista, busquem orientação com o profissional a quem vocês confiaram a sua luta contra o câncer. E não desistam!”, concluiu.

Previous post

Médicos imprimem fotos de seus rostos e colam em uniforme para atender pacientes com coronavírus

Next post

“Quanto mais medo tenho, mais meu sistema imunológico baixa. Aprenda a lidar com a emoção”

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *