Home»Destaque»Comércio em horário normal a partir de terça e horário especial para grupo de risco

Comércio em horário normal a partir de terça e horário especial para grupo de risco

Essa serão as primeiras novidades do sistema de Cogestão

2
Shares
Pinterest Google+

Depois que os prefeitos da Amufron optaram por aceitar o sistema de Cogestão do Distanciamento Controlado do Governo do Estado, eles se reuniram para traçar as estratégias que serão utilizadas. A primeira delas, foi criar um comitê, que está sendo presidido pelo médico epidemiologista de Santa Rosa, Luis Antônio Benvegnú. São 22 município que fazem parte do Comitê.
Feito isso, a próxima etapa foi definir um protocolo do que será seguido a partir da próxima terça-feira. Segundo o Prefeito Alcides Vicini, de imediato o que mudará é com relação ao comércio, que poderá voltar ao trabalho em horário integral. “As lojas vão poder abrir normal, sem restrição de horário, desde que tenha as cautelas recomendadas. Esta seria a 1ª novidade, já que até então estavam cumprindo 7 horas diárias. Agora será de segunda à sábado, com os horários normais de sempre”, disse ele.
Outra mudança, é que cada empresa terá que ter um horário para atender especificamente pessoas consideradas do grupo de risco, para que estas não tenham contato com demais pessoas dentro do estabelecimento. “Delegamos ao Sindilojas para que estipule em consenso, qual horário fica melhor junto com as empresas para este atendimento preferencial”, explicou Vicini.
O prefeito disse que gostaria de avançar também na questão dos esportes e eventos, mas não será possível ainda na próxima semana. De acordo com ele, isso não vai acontecer ainda, pelo elevado número de óbitos registrados nos últimos dias e também do número de novos casos. “Ainda ficamos sem avançar naquilo que imaginávamos que pudéssemos fazer. Então na próxima semana isso fica ainda parado”, frisou.
O Presidente do Comitê Regional, Dr. Benvegnú, salientou que o sistema de bandeiras segue sendo emitido pelo Governo do Estado. “Estamos preocupados com a cor das emissões, mas por um lado mais tranquilos, porque podemos ter um nível de decisão local. Os critérios de restrição quem define é o Comitê”, explica. Mas já alertou que assim como podem haver mais flexibilizações, se necessário, podem haver também restrições novamente.
Sobre Santa Rosa, Benvegnú disse que foi feita uma análise profunda da situação e observou-se que há 2 ou 3 semanas atrás, houve mais casos novos do que nas duas semanas seguintes. “Isso significa uma tendência de diminuição, o que nos deixa muito animados. Se essa tendência está acontecendo, mostra que podemos estar no pico. Ele vai se manter por umas 3 ou 4 semanas assim e começa a diminuição. O processo de diminuição é muito mais lento do que o de subida de casos”, explica o médico.
Ele diz ter a expectativa é positiva de que as medidas de protocolos sejam para flexibilizar. “Mas também alerto que flexibilizar antes da hora pode ter um efeito contrário. Os municípios da região começaram a ter casos depois de Santa Rosa, estes ainda estão em alta e vão demorar um pouco mais para começar a apresentar a diminuição. Em números, Santa Rosa está aparentemente diminuindo, mas se bobear, volta a subir. O lado positivo não pode servir para que a gente relaxe. Pelo contrário, tem que nos dar alento para seguir com as medidas de cuidado para manter assim, em redução”, ponderou o médico.
DEFINIDO HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO:
O Sindilojas, depois de uma pesquisa com os empresários, informou que o horário que ficou acertado para o atendimento prioritário será logo pela manhã. “Conforme apuramos na enquete realizada no dia 27, a maioria optou por estabelecer horário prioritário de atendimento a idosos no comércio na primeira hora da manhã.
Como temos estabelecimento que iniciam às 8h30min, definimos em fixar horário prioritário para atendimento a idosos até 9h30min.
Este é horário prioritário, ou seja os idosos terão preferência no atendimento, o que não impede que os demais consumidores não possam ser atendidos neste mesmo horário”, destacou Leonides Freddi, presidente do Sindilojas.

Previous post

EXCLUSIVO: REFORMA TRIBUTÁRIA OU REFORMA DO ESTADO? REFORMA TRIBUTÁRIA ATENDE OS INTERESSES DO GOVERNO; REFORMA DO ESTADO ATENDE OS INTERESSES DA SOCIEDADE. QUAL DELAS VOCÊ APOIA?

Next post

Santa Rosa e região perdem um grande líder

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *