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Com aulas suspensas, escolas buscam alternativas para não interromper atividades com alunos

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A pandemia levou alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior a ficarem em suas casas, respeitando o isolamento, na maioria das cidades brasileiras. Diante de um cenário desconhecido se configurando nos dias atuais, as escolas tiveram que se reinventar e se desafiar em todos os sentidos. “Especialmente, pelo fato de que as aulas foram suspensas para preservar nossos alunos, em época de ano letivo iniciando e vínculos sendo construídos, para nós, do Colégio Concórdia, permanecer, neste momento, em contato visual e afetivo com nosso aluno, foi o que nos moveu para que adotássemos medidas para suprir toda demanda imposta pelo atual cenário. Fez-se primordial, nos apropriarmos das ferramentas tecnológicas as quais tínhamos acesso, visando minimizar o impacto da perda de aulas durante o isolamento social, dando continuidade ao currículo escolar”, disse a Diretora Maria de Lourdes Zerbin.

No Colégio Concórdia de Santa Rosa, as aulas on-line e a plataforma digital de aprendizagem têm sido as maiores aliadas dos professores e alunos. A plataforma possibilita ao professor encaminhar as atividades que, posteriormente, na aula on-line, explicará e auxiliará os estudantes, servindo também de apoio para os alunos em seu período de estudos de casa.
Com as atividades domiciliares, faz-se necessária uma organização de uma rotina por parte dos alunos, supervisionada pelas famílias. Manter esta rotina com atividades escolares e o vínculo com colegas e professores é extremamente importante, pois além de conteúdos, as trocas que são realizadas auxiliam para diversificar as atividades do dia a dia do isolamento, além do contato entre escola e família. Consequentemente, por meio desses momentos, há um estreitamento das relações: aluno – aluno, professor – aluno e escola – família.

Com a supervisão e apoio, em tempo integral, da equipe diretiva, os professores são desafiados e estimulados a planejar as aulas com extrema qualidade para suprir a nova realidade. Por isso, é muito importante que a estratégia de cada professor seja adaptada à circunstância do país e à circunstância da sua turma. “Para tal demanda, o currículo é revisado, contudo, damos a possibilidade de manter esse vínculo de aprendizagem e de trabalhar à distância da melhor forma possível. Indubitavelmente, de nada adiantará a seleção de um conteúdo ou metodologia, se o aluno não estiver envolvido emocionalmente. Para tanto, a afetividade precisa acontecer na relação professor-aluno, e os momentos proporcionados pela escola, através do contato diário online entre professores e alunos, neste período social conturbado, auxilia na construção da empatia e da autonomia para uma aprendizagem efetiva e segura”, destaca a Diretora.

Com o Decreto do Governador, que fecha o comércio até dia 15 de abril e suspendendo as aulas das rede estadual até o final do mês, as escolas da rede privada ainda não tem um posicionamento 100% definido de quando vão retomar suas aulas. A possibilidade é 4 de Maio. Até lá, os professores seguem na mesma forma de dar as aulas, ou seja, on-line.

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