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O Marketing de Cidades é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento e crescimento de cidades, regiões e países, no limite de qualquer lugar. É o processo de gestão desenvolvido pelas cidades para atender à satisfação das necessidades e desejos de indivíduos e organizações. Neste sentido, o acadêmico do curso de Administração da Unijuí – campus Santa Rosa, Marcio Lorenço da Silva Junior, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso estudando o marketing de lugares, tendo o município como foco de pesquisa.

Os objetivos do trabalho foram verificar, por meio das ferramentas de Marketing de Lugares, a percepção dos moradores referente à imagem, o nível de atração do município de Santa Rosa, além de conhecer a percepção dos moradores em relação à infraestrutura e marketing de serviços.

O estudo foi conduzido a partir da pesquisa com residentes do município, com uma amostra de 327 participantes. O questionário foi aplicado de forma online e apresentou um conjunto de indicadores, onde o respondente concordava ou não com o atributo.

Os resultados mostram que, na visão dos moradores, quanto às estratégias de atrações do município, que os itens foram considerados positivos e os moradores entendem que a cidade está muito bem em relação à realização de exposições e feiras, com 95,1% de concordância. Quanto à opção do cinema, o percentual foi de 95%; locais para camping e parques 84,4%; e o museu 74,6%, além de possuir uma história rica (60%) e pontos turísticos famosos (58,1%) de concordância. As estratégias de atração de uma cidade envolvem a criação de características especiais para satisfazer os moradores e atrair visitantes e turistas. E neste aspecto Santa Rosa teve uma avaliação positiva.

Quanto ao marketing de infraestrutura, foram avaliados alguns serviços básicos e estruturas essenciais para o funcionamento do município, desde suas calçadas, ruas, iluminação pública e sinalização e trânsito, que são os bens públicos municipais, até os serviços essenciais como coleta de lixo, segurança, saúde e educação.

Os serviços mais bem avaliados foram o fornecimento de energia elétrica (83,5%), de água (82,5%), sinal de internet (71%) e educação pública (70,3%), com destaque para as faculdades e cursos técnicos de instituições públicas (65,1%), praças públicas (75,5%) e academias ao céu aberto (65,7%). Quanto ao marketing de serviços, se destacam: postos de combustíveis (95,1%), estéticas e barbearias (94,5%), estabelecimentos de comida e bebida (93,6%), supermercados (93,3%), comércio de roupas e calçados (93,3%) e bancos (92,7%), sendo necessárias melhorias no shopping e centro comercial e no teatro da cidade.

Quanto ao marketing de imagem, as características destacadas pelos pesquisados foram que o município de Santa Rosa se destaca por sua beleza (57,8%), hospitalidade (35,8%), segurança (33,6%) e limpeza (27,8%), se constituindo de um lugar interessante para se viver ou passear, considerada uma cidade onde as pessoas são felizes. Em relação aos aspectos que a gestão pública do município, segundo a pesquisa, deve melhorar, estão: atração de investimentos para parcerias na construção de centros de convenções adequados, de parques tecnológicos e científicos, além de melhorar a fluidez no trânsito, a reciclagem de lixo, as estradas de terra e a pavimentação das ruas do município, o que já vem ocorrendo.

O trabalho foi orientado pelo professor doutor Ariosto Sparemberger, que também é pesquisador do tema Marketing de Lugares. Para o professor, estudos desta natureza conseguem captar elementos importantes e estratégicos de uma cidade, segundo o pensamento dos seus moradores. Os resultados servem de análise principalmente para o poder público, que é o principal responsável pela gestão da cidade.

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