0
Shares
Pinterest Google+
Patrícia Oliveira Dani, Nutricionista

Todos esperam viver muito e, principalmente, viver bem. Isso significa ter saúde e qualidade de vida. Não existe uma fórmula mágica para isso, mas alguns conceitos e dicas podem ajudar bastante.

Primeiramente, é importante saber que a velhice começa na infância e não depois dos 60 anos. Na verdade, começa mesmo dentro do útero materno, no período em que os órgãos e sistemas estão se formando e desenvolvendo. “Envelhecer com saúde, é um aprendizado que começa desde o nascimento, com hábitos saudáveis que vão se desenvolvendo no decorrer da vida, conforme vamos adquirindo capacidades e habilidades para nosso próprio autocuidado”, fala Patrícia Oliveira Dani, Nutricionista e Responsável Técnica em Nutrição na Clínica Bem Viver (Clinica de Repouso para Idosos).

Com o passar do tempo o corpo começa a sentir desgastes, diminuindo a capacidade funcional, por isso é muito importante cuidar da saúde, mantendo qualidade, liberdade e autonomia para ter uma senescência digna.

Segundo a Nutricionista Patrícia, são aliados da longevidade:

– Alimentação equilibrada com todos os grupos alimentares, nas porções recomendadas para cada etapa da vida, como vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e proteínas, e o que se chama de gorduras boas, providas do ômega 3 por exemplo, como peixes, nozes, sementes, abacate, cacau, manteiga.

– Atividade física, que além de ser prazeroso, evita várias doenças, deixam os indivíduos mais ágeis, mais independentes, com mais vontade de viver e se divertir. “Lembrar que a atividade Física deve ser sempre acompanhada por um profissional da área, e quanto mais sedentário for, mais cuidado deverá ter quando se exercitar”, salienta e completa que é muito importante, para ter saúde física e mental, é não agredir o corpo com tabagismo e alcoolismo.

– Exercitar a mente também é muito necessário, pois o esquecimento com o avançar da idade é normal, porém, tem vários exercícios que dê para trabalhar a parte mental como palavra cruzadas, leituras em geral, jogos que envolvam raciocínio, interagir com grupos de amigos, entre outras.

O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida, por meio de uma alimentação adequada e balanceada, da prática regular de exercícios físicos, convivência social, busca por atividades prazerosas e que diminuam o estresse. Um idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física como a psíquica. O apoio da família também é essencial para que vivam felizes. “Quem nunca cuidou da alimentação, foi sedentário, e acha que não há mais tempo para recuperar a qualidade de vida, está enganado, sempre há tempo para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade, através de uma boa alimentação, atividade física, muito amor e carinho de seus familiares e cuidadores”, finaliza a Responsável Técnica em Nutrição na Clínica Bem Viver.

Previous post

Moderno sistema de informação para medicação na Quimioterapia

Next post

Abertas as inscrições para o Cena Viva 2019

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *