Home»Destaque»Régis propõe homenagem à Delegacia da Mulher

Régis propõe homenagem à Delegacia da Mulher

0
Shares
Pinterest Google+

Há 10 anos, Santa Rosa comemorava a instalação da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM). Criado por Decreto estadual em março de 2011, a inauguração ocorreu em 17 de junho daquele ano, com fundamental apoio da prefeitura, através do gabinete da vice-prefeita Sandra Padilha e do Consepro, na época presidido por Romilda Fronza. Era a 14ª DEAM no estado, que hoje já soma 23 Delegacias Especializadas, realizando ações de prevenção, apuração, investigação e repressão, além de atividades de Polícia Judiciária nos crimes de lesões corporais contra a liberdade pessoal e a dignidade sexual, exercido contra mulheres.

A atual titular, delegada Josiane Froehlich, assumiu a DEAM em maio de 2017 e conta com equipe de 5 policiais civis. Segundo Josiane, as notícias de violência doméstica e familiar contra a mulher são diárias e reiteradas. Os principais relatos são de ameaça de morte, agressões físicas e perturbação da tranquilidade, além de registros de descumprimento de medidas protetivas. Mais de 700 procedimentos por ano são remetidos ao Poder Judiciário, relativos à violência contra a Mulher. Em 2020, cerca de 60 procedimentos foram instaurados por mês. Também são de atribuição da Deam as infrações penais com vítimas idosas e adolescentes, além de procedimentos com adolescentes infratoras.

A entrega de uma placa de homenagem foi proposta pelo vereador Régis Bonmann (PT), e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

Previous post

Prefeitura implementa Fluxo Digital

Next post

Prefeito anuncia Lei de Incentivo à Construção Civil

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *