Home»Medicina & Saúde»Outubro Rosa: Dra. Mariana Tomasi reforça para o diagnóstico precoce

Outubro Rosa: Dra. Mariana Tomasi reforça para o diagnóstico precoce

0
Shares
Pinterest Google+

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que visa o estímulo à luta contra o câncer de mama, iniciada em 1997, nos Estados Unidos e que foi ganhando forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce. O tumor é o segundo mais incidente em mulheres e o de maior mortalidade para elas, de acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Conforme a Médica Ginecologista de Santa Rosa, Dra. Mariana Tomasi, o exame para rastreio de câncer de mama é a tradicional mamografia, que deve ser realizada a partir dos 40 anos, anualmente. Em alguns casos ela pode ser realizada mais cedo, se a mulher tem história familiar de câncer de mama. “A ecografia mamária é um exame complementar, e é recomendada em casos que a mamografia é inconclusiva”, ressalta a profissional.

Ela também reforça a importância do diagnóstico precoce, que é aquela descoberta da lesão antes de ela ser palpável ao exame físico, o que corresponde a um tamanho de 1cm, por isso a importância da realização anual da mamografia. “Quanto mais cedo for descoberto, maior é a chance de cura, que pode chegar a 90%”, frisa Dra. Mariana.

“Câncer de mama tem cura! Quanto mais cedo for diagnosticado, melhores as chances de tratamento. Não deixe de fazer seus exames de rotina”

Um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, evitando tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, podem ajudar a diminuir as chances de desenvolver a doença. No entanto, a médica explica que tudo se trata de um fator genético. “Todos são genéticos, porque dependem de um erro no DNA da célula, mas a maior parte não é hereditário, que passa de mãe para filha. Noventa por cento dos cânceres é adquirido e dependem dos nossos hábitos”, declara.

Conforme as estatísticas, a incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, sendo raro antes dos 35 anos. A orientação da ginecologista, é para que as mulheres mantenham bons hábitos, pratiquem atividade física, tenham uma alimentação saudável e conheçam seu corpo. “Se toquem! Mas não esqueçam da consulta de rotina com seu ginecologista, para que possam ser examinadas e também realizarem os exames de rotina. Devemos prestar atenção em alguns sinais, o mais comum deles é o nódulo indolor, duro e irregular, além do aspecto da pele semelhante a casca de laranja, retração da pele, vermelhidão, inversão, descamação ou úlcera do mamilo, secreção. Conhecer as suas mamas e estar atenta às mudanças é o primeiro passo para o diagnóstico”, conclui.

Previous post

Atleta captado na avaliação da Escola do Grêmio Santa Rosa conquista título

Next post

Outubro e suas Oportunidades

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *