Home»Destaque»A quarentena não sai da sua cabeça? Os nós e pontas duplas sim

A quarentena não sai da sua cabeça? Os nós e pontas duplas sim

Docente do Senac Santa Rosa dá dicas de cuidados capilares

1
Shares
Pinterest Google+

Você já ouviu falar em triconodose? Em tricoptilose, também não? Pois saiba que, mesmo sem conhecer esses nomes, essas são duas coisas que podem já ter passado pela sua cabeça em algum momento. Triconodose é aquele nó que dá no fio de cabelo e a pessoa nem sabe de onde surgiu. Acontece muito em cabelos mais finos ou que são amarrados sem pentear, que sofrem ação de calor (chapinha e secador) sem ser escovados antes, ao dormir com o cabelo úmido ou molhado.

Já a tricoptilose é mais conhecida e temida: as famosas pontas duplas, triplas ou com mais divisões do fio. Acomete as pontas dos cabelos que não são bem cuidados, que sofrem químicas sem responsabilidade profissional, que não são cortados a cada três meses pelo menos dois a três centímetros, que sofrem ação de secador e ou chapinha sem protetores térmicos ou que usam produtos de má qualidade.

Mas como fazer para que tudo isso não aconteça? O especialista em Estética e docente do curso Cabeleireiro do Senac Santa Rosa, Jeferson Scherer, preparou algumas dicas para driblar esses problemas.

Hidratação: base de tudo: “a dica mais importante, tanto para triconodose como para tricoptilose, é hidratar os fios com máscaras uma vez por semana, usando produtos de qualidade”, explica o docente.

Outras dicas rápidas e simples
– Sempre escovar, pentear os cabelos antes de amarrá-los ou dormir
– Certificar-se que estão completamente secos
– Usar termoprotetores, liv-in, reparadores de pontas, ou séruns, para selar a ponta dos fios.
– Manter o cabelo limpo também é importante, cabelos podem ser lavados todos os dias sem problemas (oleosos), já que a raiz não absorve água ou fica molhada, pois nosso couro cabeludo é impermeável.
– Cortar os fios a cada três meses é outra dica primordial.

Cuidado com a química
“Ao fazer química, opte por um profissional qualificado para cuidar dos seus cabelos, que saiba até onde seus fios suportam ficar loiro, liso, colorido para que não sofra o efeito Cinderela: sai do salão com o cabelo lindo e maravilhoso, na primeira lavada vira um elástico, quebra e fica tão seco que parece uma vassoura”, exemplifica o especialista. Após os procedimentos, a responsabilidade é tanto sua quanto do cabeleireiro nos cuidados com o fios. Por isso, use os produtos indicados por ele para manter os cuidados em casa.

Por fim, a sabedoria popular resiste aos séculos e não erra: a conhecida babosa, ou aloe-vera como também é conhecida, ajuda muito nos cuidados capilares, hidratando e prevenindo contra os problemas citados.

Previous post

Famurs e Associações Regionais de Municípios se manifestam contra a realização das eleições em 2020

Next post

Para reabrir, escolas precisarão ter "comitês operacionais de emergência"

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *