Fenasoja 2026: Livro que resgata os 100 anos da soja é lançado em Brasília

Fenasoja 2026: Livro que resgata os 100 anos da soja é lançado em Brasília

A história centenária da soja, com raízes em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, recebeu visibilidade nacional com o lançamento do livro que resgata os 100 anos da soja no Brasil, em Brasília, no Distrito Federal. A ação, inserida na cerimônia do Prêmio Personagem Soja Brasil 2024/25, promovida pela Aprosoja, foi acompanhada pela comitiva da Fenasoja 2026 formada pelo presidente, Marcos Eduardo Servat, pelo presidente do Conselho Consultivo Permanente, Dário Júnior da Motta Germano, e pela diretora de Comunicação e Marketing, Zélia Savoldi.

A solenidade realizada na quarta-feira (14/05), junto à sede da Aprosoja Brasil, foi transmitida em nível nacional pelo Canal Rural, através da plataforma Youtube e da televisão. O livro A História dos 100 anos da Soja no Brasil é de autoria do jornalista Vinicius Tavares, assessor de comunicação e marketing da Aprosoja.

Servat reconhece a importância da visibilidade nacional conferida à história que teve início em 1924, quando os primeiros grãos de soja foram colhidos a partir das sementes trazidas pelo Pastor Albert Lehenbauer à Santa Rosa, hoje reconhecida por Lei Federal como Berço Nacional da Soja.

Com isso, receberam reconhecimento aqueles que contribuíram para que a soja atendesse, num primeiro momento, a desafios sociais e econômicos enfrentados na região de Santa Rosa e, com o passar dos anos, se tornasse a cultura mais importante do país.

Na agenda cumprida pela Fenasoja em Brasília também se buscou aproximação e fortalecimento de parcerias com diversas lideranças políticas nacionais para reforçar atrativos para a feira, que acontece em 2026, e também para oportunizar novas experiências à comunidade regional. 

Notícias Relacionadas