Conseguir um bom negócio na hora de vender um veículo não é uma tarefa das mais fáceis. Pequenos detalhes podem fazer o comprador desvalorizar seu carro no momento da negociação. Assim sendo, é importante verificar e possuir alguns cuidados para reduzir as chances de isso ocorrer.
Segundo Rafael Alexandre da Silva, Vendedor de Carros, os primeiros passos para quem deseja vender um veículo é fazer uma boa revisão antes de coloca-lo a venda. “Bem como o óleo, correias e filtros, até mesmo para evitar problemas futuros. No caso do carro ainda estar em débito com o banco ou financeira, é importante quitar os débitos antes ou ter em mãos as negociações antes de anunciar o mesmo a venda (no caso de estar querendo vender o veículos financiado)”, explica.
Na hora da visualização do veículo, para ganhar pontos da hora da venda, é de extrema importância que o carro esteja bem apresentável. “Quando vamos vender um veículo temos que ter em mente que a primeira imagem é a que fica, então o começo de tudo é a limpeza e higienização, manter o carro limpo e higienizado internamente é muito importante, pois traz a imagem de um dono caprichoso”, explica.
Além disso, para causar mais ainda uma boa impressão, Rafael indica que, se tiver manutenção e revisão em dia, é interessante ter as notas dos serviços feitos, chave reserva e manual também acrescentam muito. “Carro cheiroso e encerado, brilhando é 50%, os outros 50% é revisões em dia. Tudo que representa gasto para o comprador desvaloriza o carro, por isso é importante manter o mesmo sempre em dia, para na hora da venda ou troca conseguir receber o maior valor possível”, recomenda.
Vale ressaltar que os indivíduos são muito visuais, por isso, ter esses cuidados são bastante essenciais. Até porque, quando ao contrário, isso pode desvalorizar muito o carro na hora da compra. “Quando um possível comprador chega e vê o carro sujo, cheio de riscos, interna toda suja a impressão que da é que a mecânica esta do mesmo jeito. Se o carro tiver com documentação atrasada, débitos com o banco e multas, com certeza vai ser mais difícil vender. Outra questão importante é a mecânica, se tiver em dia melhor. Mas o principal fator é a sinceridade, nunca minta ou omita nada, pois se você mentir e a pessoa levar no mecânico, você vai perder negócio”, frisa o Vendedor.
Dicas para fazer um bom negócio
Rafael lista dois grandes conselhos para conseguir se sair bem na hora da venda:
• A principal é mantenha o veículo revisado ou venda abaixo do preço de mercado para evitar transtornos futuros. Se você vender o carro dizendo que está excelente e der problemas nas primeiras semanas vai ter que arcar com os custos.
• Outra dica importantíssima é referente à documentação, faça comunicação de venda, sempre que vender faça a comunicação de venda, salvo quando fizer negócio em alguma loja. Só assim você vai estar ‘avisando’ o DETRAN que vendeu o carro pra tal pessoa, e a partir daí toda ou qualquer coisa que acontecer não é mais responsabilidade sua.
“Hoje em dia temos que ter muito cuidado ao comprar ou vender um veículo, pois o número de golpistas e oportunistas cresceu muito. Sempre que comprar confira documentação com um despachante de sua preferência, sempre que vender comunique o DETRAN que está vendendo (acho que essa é a dica mais importante para quem está vendendo um carro) e muito cuidado ao pagar ou receber valores”, finaliza o Vendedor Rafael.