Santa Rosa, na Região Noroeste, será o primeiro município do Rio Grande do Sul a contar com uma escola Sesi de Ensino Fundamental – atualmente, há somente unidades dedicadas ao Ensino Médio no estado. A nova unidade do Sistema FIERGS, que também atenderá Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA), será instalada em área cedida pela prefeitura no bairro São Francisco. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até dois anos, e que as atividades comecem no prazo máximo de um ano após a entrega do prédio.
A escola terá capacidade para até 400 alunos por turno e seguirá a metodologia Sesi, que incorpora práticas inovadoras e o conceito Steam (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) em todas as etapas da formação. Os estudantes terão acesso a atividades de pensamento computacional, robótica, programação e outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de competências essenciais para o mundo contemporâneo. O acordo, firmado entre o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, e o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, na sexta-feira (12), prevê ainda bolsas de gratuidade para estudantes da rede pública, com prioridade para dependentes de trabalhadores da indústria.
Para Claudio Bier, a nova escola representa um avanço importante na qualificação da educação básica na Região Noroeste. “Esta parceria reforça nosso compromisso com a formação de crianças, jovens e adultos, oferecendo uma educação conectada às demandas atuais da sociedade e da indústria. Queremos ampliar oportunidades e contribuir para que Santa Rosa desenvolva ainda mais seus talentos”, afirma.
Já a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, destaca o impacto da iniciativa para o desenvolvimento educacional do município. “Com esta iniciativa, Santa Rosa se consolida como um polo de educação inovadora, alinhada às demandas do século XXI e ao desenvolvimento social e econômico da região. Nosso compromisso é oferecer oportunidades que ampliem horizontes e preparem crianças, jovens e adultos para um futuro cada vez mais desafiador”, diz.
Crédito: Dudu Leal, FIERGS, Divulgação












