Começaram nesta segunda-feira (12), as obras da primeira etapa do Plano de Mobilidade Urbana de Santa Rosa. A ordem de início foi assinada pelo Prefeito Anderson Mantei em ato realizado em frente ao quartel. Vereadores e secretários municipais acompanharam a assinatura. As melhorias na infraestrutura irão contar com um investimento superior a R$ 12 milhões de recursos próprios da Prefeitura. As obras serão executadas por duas frentes de trabalho para garantir mais agilidade: uma na Avenida Expedicionário Weber e outra na Travessa Expedicionário Izidro Leal, localizada em frente à pista de caminhada do quartel.
O projeto, desenvolvido com base em estudos técnicos da Fundatec, tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos e preparar a cidade para o crescimento contínuo. Uma das intervenções vai ocorrer na Avenida Expedicionário Weber. A equipe da Secretaria de Planejamento informa o motorista que quiser desviar das obras na avenida, que estão disponíveis caminhos alternativos pela Avenida América, acessos através da Rua São José e da Rua Jorge Kunde e também, pelas ruas internas do Bairro Central.
Já na Travessa Expedicionário Izidro Leal, localizada em frente à pista de caminhada do quartel, haverá interdição total para permitir o alargamento da via em 6 metros. Para realização do alargamento da pista, será necessário remover a cerca existente junto ao quartel, assim como a supressão de vegetação, para posterior execução da pavimentação asfáltica, novo passeio público, ciclovia e nova cerca de limitação da área do 19º RC Mec. O Prefeito Anderson Mantei destacou a importância do projeto para o futuro da cidade, “Estamos iniciando mais uma semana de trabalho com ótimas novidades para Santa Rosa. As obras de mobilidade urbana vão melhorar significativamente o trânsito e a vida dos nossos cidadãos. É um passo fundamental para acompanhar o ritmo acelerado de desenvolvimento que estamos vivendo. Seguimos investindo em melhorias, sempre pensado em proporcionar aos cidadãos, uma Santa Rosa cada vez melhor”.
Outra importante parte do projeto será a construção de uma nova rua atrás do posto próximo ao quartel (nos fundos da Janeco e Sul Cores), criando uma nova ligação com a Avenida Rio Branco, o que deve contribuir para maior fluidez no tráfego da região. A previsão de conclusão da primeira fase é de 12 meses, conforme o contrato.