A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), iniciou nesta semana sua participação no Programa Nacional de Gestão de Custos. A iniciativa do Ministério da Saúde visa aprimorar a análise e o controle dos gastos em todos os serviços públicos de saúde. O programa possibilita identificar, de forma precisa, o custo de cada elo da rede do SUS, desde a atenção básica até os atendimentos de alta complexidade.
Nesta primeira etapa, foi realizada uma capacitação de forma virtual, com a participação de gestores e técnicos da FUMSSAR. A próxima atividade vai acontecer de forma presencial e contará com a presença de especialistas do Ministério da Saúde, que darão continuidade ao processo de implantação do programa no município. Para o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a adesão representa um passo importante para a modernização da gestão da saúde pública em Santa Rosa, “Este programa vai possibilitar uma visão mais clara sobre onde e como os recursos estão sendo aplicados. Isso vai nos permitir tomar decisões mais assertivas e garantir mais eficiência nos serviços prestados para a população”.
A expectativa é de que, com a adoção dessa metodologia, a FUMSSAR consiga ampliar a qualidade dos atendimentos, otimizando os investimentos e fortalecendo a rede pública de saúde do município.