No dia 24 de agosto, as 9h da manhã, no Memorial de Evolução Agrícola, na cidade de Horizontina, foi realizada a solenidade de posse na Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio, de oito novos acadêmicos.
A cerimônia reuniu autoridades, familiares e convidados de honra. Os novos membros foram selecionados após rigoroso processo de avaliação, que levou em consideração a produção literária, sua contribuição para a cultura brasileira e a trajetória dos candidatos.“Esta análise minuciosa de vida e obra dos escritores foi essencial para entender um pouco mais sobre a produção literária da região”, frisou Tanize Tomasi, Presidente da Comissão de Admissão e Vice-Presidente da Alenrio, filiada à Academia Rio-grandense de Letras. Sua missão é cultivar, preservar e divulgar a literatura regional, reunindo escritores da região noroeste do Estado.
A instituição atua nos moldes de um parlamento. De acordo Prof. Dr. Renato Pereira, Presidente da Alenrio “Ao mesmo tempo, trabalhamos para qualificar a política cultural, especialmente no segmento do livro, literatura, leitura e bibliotecas, nos municípios de atuação”, destacou, acrescentando: “… A outorga de imortalidade que realizamos hoje é um tributo à memória e a valorização permanente de cada acadêmico, celebrando sua dedicação e suas obras no conjunto dos escritores que enobrecem a nossa terra, afirmou.
A solenidade linda e emocionante. De Campina das Missões foi empossado, o Dr. Jacinto Anatólio Zabolotsky, recebendo o Diploma de Membro Titular e ocupará a cadeira nº 15, sendo o seu Patrono perpétuo, o músico e cantor, de saudosa memória, Alcides Coutinho Gerardon, de Santa Rosa. Segundo apurou esta reportagem, Zabolosky é autor de várias obras, sendo a primeira lançada em 1998, dentre as quais um livro já está na 7ª edição – revista e ampliada.
Parabéns ao escritor Campinense, pois a honraria é vitalícia, que assim se tornou imortal pelo legado das obras histórico-culturais.