Anderson Comin é engenheiro de formação, mas sempre teve o desejo de ter seu próprio negócio. E o pontapé inicial para por o sonho em prática, foi quando, em julho de 2019, ele foi desligado da empresa aonde trabalhava e teve dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho. Foi aí que colocou em ação o plano de empreender.
“Quando decidi que queria empreender, não sabia ao certo em que área seria. A escolha foi a partir de cursos e workshops, principalmente o CONECTA (movimento criado pela Agência de Desenvolvimento em Santa Rosa). O evento mostrava que os negócios de sucesso resolviam algum problema. Então, comecei a elaborar uma lista de “problemas” e “dificuldades” do meu dia-a-dia. A partir daí fiz algumas pesquisas informais para verificar quais delas teriam maior aceitação na comunidade. Então procurei o IFFar (Instituto Federal Farroupilha) e busquei espaço na incubadora de empresas, dirigida pelo Professor Rodrigo Soder, que nos auxiliou com todo o processo inicial de abertura e planejamento estratégico”, relembra Anderson.
Foi assim que nasceu a Buskaki Transporte de Mercadorias. “Nós conectamos pessoas que tem moto e que já realizam algum tipo de transporte ou querem realizar, com empresas e pessoas que precisam transporte de mercadorias ou objetos. Você faz o pedido on line de busca, através do nosso aplicativo e os entregadores realizam a busca e entrega nos locais indicados. Temos dois aplicativos que se conectam, um para o cliente e outro para o entregador. Quando o cliente realiza a contratação, o pedido automaticamente aparece para o entregador, que aceita o serviço e vai informando através do aplicativo como está o status da entrega (o cliente também acompanha o status no seu aplicativo), até a conclusão do mesmo”, explica.
A utilização do serviço é maior por parte de empresas: durante o dia, principalmente comércio de diversos segmentos e durante à noite, entregas para lancherias e restaurantes. “As pessoas físicas ainda não têm o hábito de solicitar serviços de leva e traz, mas depois que lançamos nosso aplicativo, a demanda pelo serviço tem crescido bastante. Nosso objetivo é que as pessoas tenham mais tempo para seus projetos e atividades, deixando a movimentação de mercadorias e objetos por conta dos nossos entregadores”, frisa Anderson.
Para ele, a Buskaki vem para trazer uma mudança de cultura. “Substituímos o termo motoboy por entregador (pessoa que tem um treinamento especifico para sua atividade e que gera valor para o cliente), e o termo tele-entrega foi substituído por transporte de mercadoria (não apenas entregamos, nos transportamos bens e valores do cliente, deixando a experiência de ter mais tempo para realizar suas atividades). Na área tecnológica, a inovação vem com a contratação deste serviço via aplicativo. Além da contratação normal, nosso APP permite o agendamento de entregas. Então você pode agendar e ir fazer suas atividades profissionais, de lazer ou qualquer outra, sem se preocupar com a busca ou entrega de determinada mercadoria”, justifica.
E em época de Coronavírus, em que as pessoas não tem saído muito de casa, o Buskaki tem sido uma boa alternativa. Anderson conta que no início da pandemia, a procura caiu, pois a pouca informação do assunto levou as pessoas a transportarem seus próprios pertences. Mas com a orientação de que as pessoas permaneçam em casa, o maior tempo possível e com divulgação dos cuidados necessários para higienização, a procura aumentou. “Nossos entregadores foram orientados a higienizar periodicamente seu baú, mochila, locais da moto onde tenham contato corporal e ter sempre consigo um tubo de álcool gel, além dos cuidados e orientações do Ministério da Saúde”, frisou.
Novas parcerias – “Entendemos que o termo parceria remete ao sistema Ganha-Ganha, por isso todas as empresas em que prestamos serviços são nossas parceiras. Um dos nossos objetivos é gerar valor para o cliente com esta atividade e as parcerias são fundamentais. Também está em nossos planos as parcerias com outros aplicativos de mobilidade urbana e de alimentação.
Projeções futuras – Anderson diz que o Buskaki quer ser referência na região em transporte de pequenas mercadorias, gerando valor para as empresas. “Estamos trabalhando em um sistema que conecta o MRP das empresas com o aplicativo, assim quando uma empresa emitir uma nota fiscal, o sistema aciona o aplicativo Buskaki automaticamente para realizar a entrega do produto. Para as pessoas, traremos comodidade no dia-a-dia. Estamos fechando uma parceria com a FENASOJA, para entregarmos os pequenos produtos adquiridos na feira na residência das pessoas conforme agendamento, para que as mesmas possam curtir a feira e os shows, sem precisar ficar carregando suas compras.