Após o anúncio de R$ 22 milhões para a reforma estrutural da ponte sobre o Rio Ijuí, na ERS-344, o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Fasutino, concedeu entrevista à Rádio Sepé e detalhou a previsão dos itens técnicos que devem constar no projeto.
Segundo ele, as intervenções vão representar, na prática, uma nova ponte.
“A ponte tem mais 200 metros de comprimento, e uma largura oito metros, com apenas duas faixas de tráfego, sem acostamento nem passeio. A cidade acabou crescendo, envolvendo o fluxo da ponte, e precisamos dar atenção a isso. Então a obra contempla a ampliação do tabuleiro da ponte, com duas faixas de tráfego de 3,6 metros cada, acostamento de 2,5 metros dos dois lados, e passagem de pedestres nos dois sentidos. Ou seja, vamos dobrar o tamanho do tabuleiro, passando para um total de 16 metros”, informou o diretor.
Com mais peso, as fundações da ponte também receberão reforços para suportar a carga de toda a estrutura.
Prazos
A licitação para contratação da empresa responsável será feita pelo próprio Daer. Nesta semana foi concluída a fase de manifestação de interesse por parte das empresas, e a partir da próxima semana será concluída a análise sobre a capacidade técnica destes interessados. “Com essas informações, na próxima semana já vamos notificar estas empresas para que enviem suas propostas de preço. As propostas serão analisadas por uma comissão de engenheiros do Daer, e a oferta de menor preço será escolhida. É um processo simplificado e bem mais ágil”, definiu Faustino.
Dessa forma, a expectativa é definir a empresa que fará a obra em setembro, e assinar o contrato e emitir a ordem de serviço em outubro. Em um primeiro momento, será feito o projeto executivo completo da obra, com prazo de quatro meses para o serviço. Após o projeto aprovado é que as obras se iniciam de fato.
“Nestes prazos, assinando o contrato em outubro, a empresa terá até o final do ano para fazer o projeto executivo, e no início de 2026 as pessoas já verão as máquinas e profissionais trabalhando na ponte”, projeta. “E aí vamos trabalhar para que até o fim de 2026, no máximo até o primeiro semestre de 2027, tenhamos a obra concluída”, completou.
fonte – Redação Grupo Sepé











