Integrando o projeto Sonora Brasil 2025, os artistas catarinenses Seu Risca e Ana Paula da Silva se apresentam no Teatro do Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114), no dia 27 de outubro, às 20h. Os artistas realizam uma performance que homenageia as tradições afro-brasileiras do Catumbi de Itapocu, de Santa Catarina. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Unidade ou no site sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.
A apresentação aborda manifestações populares afro-brasileiras, em especial o Catumbi de Itapocu, da região da Baía da Babitonga, localidade de São Francisco do Sul, com seus cânticos que remontam a história oral de escravizados fugitivos e a fé e a homenagem à Nossa Senhora do Rosário. Seu Risca, quilombola e liderança da comunidade de Itapocu, integrou o ritual de afrodescendentes do Catumbi por mais de 50 anos, como Tamboreiro, Dançante, Cantador e Rei. Já Ana Paula da Silva, premiada cantautora e pesquisadora, considera o diálogo com a tradição afro-brasileira determinante para sua vida artística. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Unidade, pelo telefone (55)2013-1480 ou WhatsApp (55) 98423-6336.
Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, o Sonora Brasil 2025 destaca o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, diversidade e memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. Neste ano, cinco duplas circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e as outras cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao todo serão realizados 34 festivais, com mais de 200 shows em 59 cidades do país. Os encontros mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas e trazem em suas músicas paisagens e a relação com diferentes movimentos musicais da música popular brasileira nas cinco regiões do país.
Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no País. Promovido pelo Sesc nacionalmente, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito que, a cada biênio, aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras.