O Sicredi, por meio do seu programa de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis, e em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, realizou a live Turma da Mônica e Educação Financeira, com os personagens da Turma da Mônica. O objetivo da ação, que marcou o encerramento da participação da instituição na 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) 2021, foi falar com pais e filhos sobre a importância da educação financeira.
Realizada por meio do canal do Sicredi no YouTube (www.youtube.com/sicredi), no domingo, 14 de novembro, a live foi dividida em três etapas realizadas de forma lúdica, a primeira marcada pelo encontro virtual de Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão, como introdução ao tema. Na sequência, contação de histórias utilizando o gibi da Turma da Mônica ‘Formas de Economizar’, produzido em parceria entre Sicredi e Mauricio de Sousa Produções, para introduzir dicas sobre saúde financeira e consumo consciente. Para encerrar, os personagens ainda participarão de uma atração musical.
“A parceria com a Mauricio de Sousa Produções, sem dúvida, ajuda o Sicredi a levar educação financeira, de uma forma leve e divertida para pais e filhos de todo Brasil. Por meio de uma coleção de gibis e vídeos com histórias da Turma da Mônica, ensinamos a origem do dinheiro, do orçamento familiar e como funcionam compras à vista e a prazo, possibilitando que eles aprendam como ter uma vida financeira mais sustentável”, celebra João Tavares, Presidente Executivo do Banco Cooperativo Sicredi e Diretor Presidente da Fundação Sicredi.
Ao longo da Semana ENEF 2021, o Sicredi vem fomentando a educação financeira com ações realizadas por meio de suas cooperativas nas regiões onde está presente. No dia 08, realizou uma live intitulada “Vida Financeira Sustentável”, com apresentação da jornalista Paula Valdez, e os convidados Vera Rita de Mello Ferreira e Eduardo Amuri, onde foram debatidas questões relacionadas ao comportamento em relação ao dinheiro, dicas para se criar novos hábitos financeiros, consumo consciente e a importância de se fazer um planejamento para uma vida financeira mais sustentável.
Parceria em 2019 e distribuição de mais de 5 milhões de gibis
O lançamento do programa Cooperação na Ponta do Lápis, em 2020, trouxe como um de seus destaques a parceria nacional do Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções, iniciada no ano anterior. A instituição financeira cooperativa criou uma plataforma para conectar pais e filhos através da educação financeira, apresentando uma coleção especial de vídeos da Turma da Mônica, além da distribuição gratuita de mais de 5 milhões de exemplares de gibis, construindo um papel importante na comunicação com o público infantil.
Os materiais podem ser utilizados pelos pais para ensinar aos filhos a importância de economizar, planejar e negociar, com temas voltados à realidade das crianças e gerando maior interesse pelo assunto de forma lúdica e divertida. Desde então, já foram lançados seis diferentes gibis e desenhos animados por meio da parceria. A divulgação dos gibis e vídeos ocorre de maneira institucional e educacional, sem fins lucrativos.
Todos os seis vídeos estão disponíveis no YouTube.