Fórum de Competitividade reúne lideranças em Santa Rosa para discutir gestão, agro, investimentos e desenvolvimento regional

Fórum de Competitividade reúne lideranças em Santa Rosa para discutir gestão, agro, investimentos e desenvolvimento regional

Santa Rosa recebeu, na sexta-feira (18), o Fórum de Competitividade | Região Noroeste, encontro que reuniu lideranças empresariais, representantes do poder público e instituições para discutir desafios e oportunidades para o desenvolvimento da região e do Rio Grande do Sul.

Realizado no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, o evento teve uma programação dedicada a temas estratégicos para a competitividade, como gestão pública, transformação, agronegócio, investimentos, desenvolvimento regional e ambiente de negócios.

Na abertura, Eduardo Fernandez, Embaixador do CLP no Rio Grande do Sul, e Cássio Feltes, presidente da ACISAP, destacaram a importância de aproximar lideranças públicas e privadas e ampliar o diálogo sobre os caminhos para o desenvolvimento regional.

O primeiro momento da programação foi dedicado à gestão pública e transformação, com apresentações de Danielle Calazans, secretária de Estado de Planejamento, Governança e Gestão, e Anderson Mantei, prefeito de Santa Rosa. As apresentações abordaram desafios da administração pública, planejamento, eficiência e desenvolvimento a partir das perspectivas estadual e municipal.

Na sequência, o debate sobre “Ações que Transformam a Cadeia do Agro” reuniu Ernani Thober, presidente da Coopermil; Eduardo Costa, superintendente executivo da Cotrirosa; e Júnior Rosa de Almeida, diretor de Commodities do Grupo Camera, com mediação de Cássio Feltes. O painel tratou de produtividade, inovação, agregação de valor e fortalecimento da cadeia do agronegócio, uma das principais vocações econômicas da região.

O terceiro painel discutiu “Investimentos, Desenvolvimento e Competitividade: os caminhos para o RS”, com a participação de Robson Ferreira, presidente do Badesul; Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS; e Odaylson Éder, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa, com mediação de Eduardo Fernandez. O debate abordou atração de investimentos, financiamento, desenvolvimento econômico e potencialidades regionais.

Encerrando a programação, o governador Eduardo Leite participou de uma conversa sobre “Uma Agenda para um Rio Grande do Sul Mais Competitivo”, mediada por Eduardo Fernandez. O momento conectou os temas debatidos ao longo do evento e tratou de gestão pública, ambiente de negócios, investimentos, desenvolvimento regional e competitividade do Estado.

Para Eduardo Fernandez, o encontro reforçou a importância de aproximar diferentes setores em torno de uma agenda comum de desenvolvimento. “A competitividade se constrói a partir da capacidade de conectar lideranças, identificar desafios e transformar o diálogo em ações concretas para o desenvolvimento das regiões e do Estado.”

O Fórum de Competitividade | Região Noroeste contou com o apoio do CLP – Centro de Liderança Pública, Transforma RS – Hub de Colaboração, ACISAP Santa Rosa e Agência de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste do RS.

A iniciativa teve como patrocinadores o Governo do Estado do Rio Grande do Sul,  Agência de Fomento Badesul e Corsan – Nossa Natureza Movimenta o Rio Grande.

O encontro integra a agenda do Fórum de Competitividade, que promove diálogos em diferentes regiões do Rio Grande do Sul para discutir estratégias de desenvolvimento e fortalecimento da competitividade estadual.

Notícias Relacionadas