A empresa Urban Systems divulgou a nova edição do Ranking Nacional de Cidades Inteligentes e Conectadas. A lista inclui 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Santa Rosa, o Berço Nacional da Soja aparece entre as 100 melhores cidades do país, nos recortes: Saúde, Educação e Urbanismo. O ranking Connected Smart Cities – CSS é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: Geral, Mobilidade, Economia, Educação, Governança, Saúde, Tecnologia e Inovação, Segurança, Urbanismo, Empreendedorismo e Meio Ambiente. A intenção do mapeamento é compreender indicadores e níveis de desenvolvimento dos municípios.
O resultado do ranking é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. Na área da Saúde, Santa Rosa está na 47ª posição. De janeiro até setembro deste ano, já foram investidos mais de R$ 106 milhões de reais em saúde. No recorte Educação, o município aparece na 60ª posição. Reflexo da qualificação dos profissionais que atuam na área e dos investimentos realizados.
Já em relação ao Urbanismo, o município aparece na 62ª posição, com nota 6,556. Ao todo, cerca de R$ 130 milhões estão sendo investidos em obras para melhorias na infraestrutura do município. O Prefeito Anderson Mantei, comentou os resultados obtidos, “Ficamos muito contentes em acompanhar os resultados deste ranking e ver que Santa Rosa figura entre as melhores cidades do país. Estamos trabalhando para trazer evolução e desenvolvimento para o nosso município e já conseguimos ver os frutos deste trabalho. O levantamento também nos auxilia a enxergar onde podemos melhorar e nos dá um panorama geral de toda a cidade”. Esta foi a oitava edição do Ranking Connected Smart Cities, que através de um estudo, destaca as cidades mais inteligentes do Brasil.