A modernização dos serviços públicos da Prefeitura de Santa Rosa tem avançado significativamente por meio da padronização e digitalização dos processos administrativos. Essa transformação tem sido peça-chave para elevar os níveis de eficiência, controle e transparência do Poder Executivo. Ao todo, já estão disponíveis 341 serviços digitais ativos aos cidadãos e servidores municipais.
Somente em 2025, foram abertos 55.932 processos, sendo 50.992 realizados inteiramente de forma digital, o que representa 91,16% de adesão à tramitação eletrônica. Nos últimos anos, o município tem direcionado esforços estratégicos para a evolução dos fluxos internos e da experiência do cidadão, redesenhando a forma como a população interage com os serviços da prefeitura e como os servidores desempenham suas funções. O Secretário de Governança e Gestão, Ademir Rosa, destaca o sucesso do Programa Prefeitura Digital, “A digitalização tem sido uma das maiores conquistas da gestão municipal. Não apenas reduzimos o uso de papel, mas também ganhamos em logística, agilidade de tramitação e economia de espaço físico para armazenamento. Hoje, podemos entregar mais para a população, com menos recursos e muito mais controle e eficiência”.
A adoção de processos digitais tem promovido ganhos expressivos em agilidade operacional, precisão na execução de tarefas e redução de custos institucionais, impactando diretamente na construção de uma gestão pública mais inteligente, enxuta e orientada por resultados.
Entre os novos processos digitais implementados neste ano diretamente aos cidadãos, estão a consulta de sepultamentos, solicitação de recolhimento de galhos e pedido de limpeza em praças municipais. Para melhoria das atividades envolvendo os servidores, foram disponibilizados os serviços de cadastro de produtos e reserva de veículos oficiais.