Peneira promovida pelo Governo Federal combate fraudes no programa de transferência de renda.
A agilidade no processo é reflexo do pente-fino realizado em todo o país pelo Ministério da Cidadania, que vem trabalhando para combater fraudes no programa de transferência de renda.
O Ministro da Cidadania, Osmar Terra, enfatiza que o pente-fino é um instrumento para garantir que o auxílio chegue à população mais vulnerável, que realmente precisa. A peneira na lista de beneficiários assegura que o público-alvo do programa não espere mais do que 45 dias para começar a receber o recurso
O programa de transferência de renda foi criado para contribuir no combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil. Atua em três eixos: complemento de renda, acesso a direitos – como educação, saúde e assistência social – e articulação com outras ações para garantir o desenvolvimento das famílias beneficiárias. Os interessados devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O registro pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na gestão municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único.