E o novembro chegou trazendo realidades complexas e cheia de ameaças e oportunidades para o mundo dos negócios. No final do outubro, os desafios do comércio estavam relacionados com as incertezas do ambiente político, devido as duas possibilidades de resultado na eleição, direita e esquerda. Passadas as eleições, manteve-se o clima de incertezas políticas, não pela da vitória do Lula e do partido dos trabalhadores nas urnas, mas pelos protestos dos eleitores bolsonaristas nas estradas e em pontos estratégicos de muitas cidades, principalmente no Rio Grande Sul e nos demais estados da região Sul e Sudeste do país.
Juntamente com este ambiente de tensão política, também se apresentam as maiores oportunidades do mês, que estão relacionadas aos acionamentos de descontos com as Black Friday e a início dos jogos da COPA do MUNDO 2022 realizada no Catar. A Black Friday normalmente exige dos comerciantes uma grande preparação, organizando os produtos, os preços, as formas de pagamento e as condições de entrega que serão disponibilizadas para os clientes, bem como, os canais de vendas e comunicação que serão utilizados para impactar o maior número de clientes possíveis. Já a COPA do mundo trabalha a movimentação com um apelo esportivo, une o país na torcida pelo resultado de um dos esportes mais populares no Brasil e também resgata um sentimento muito forte de patriotismo na torcida pela seleção brasileira em busca do Hexa Campeonato. Da mesma forma que a Black, também é um evento que pode acionar a compra de produtos específicos, inclusive relacionados a própria Black, mas os principais produtos de acionamento da COPA fazem relação com os momentos dos jogos e a reunião de pessoas na torcida, que envolvem desde televisores, produtos esportivos, produtos de decoração, camisetas, bandeiras, estofados para acomodar a família e os amigos e muitos outros produtos que vem associados a campanhas comerciais do evento.
As perguntas que podemos fazer é: Será possível trabalhar as vendas e aproveitar 100% as oportunidades, mesmo com tantas coisas acontecendo no ambiente político? O Cenário comercial de acionamento irá romper as barreiras da insegurança na população? A Copa do mundo irá atrair a atenção da população brasileira, mesmo com os protestos e os questionamentos aos resultados das eleições?
Ainda não sabemos das respostas, mas com certeza serão grandes desafios a serem superados neste novembro de 2022, seja para manter as empresas e os negócios abertos como também para definir os rumos econômicos e políticos do Brasil.
Penso que o fundamental é estarmos atentos aos movimentos econômicos e políticos e preparar-se com planejamento de recursos, produtos e serviços para superar este momento e na sequência já vem as aventuras comerciais da época de final de ano, que também irão exigir investimento e preparação.
Enfim, que façamos o nosso melhor e dentro das possibilidades transformaremos o novembro 2022 num mês que marcará a história de superação tanto nas vendas como no movimento político brasileiro.