Noite do Trigo Cotrirosa evidencia a cultura de inverno e o cooperativismo

Noite do Trigo Cotrirosa evidencia a cultura de inverno e o cooperativismo

Na noite da terça-feira, dia 13 de maio, a Cotrirosa realizou a Noite do Trigo, evento que evidencia a importância da principal cultura do inverno gaúcho. O encontro ocorreu na Associação dos Funcionários da Cotrirosa – AFUCO, reunindo cooperados, pesquisadores, estudantes e fornecedores em uma noite de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do cooperativismo.

Entre os destaques da programação estiveram os pesquisadores da CCGL/RTC, Glauber Stürmer, que abordou aspectos da entomologia, e Carlos Pizolotto, que falou sobre fitopatologia. Já Giovani Facco, gerente de desenvolvimento de produtos trigo da GDM Brasil, apresentou conceitos e práticas voltadas a um sistema produtivo sustentável. As falas trouxeram informações técnicas atualizadas e buscam fortalecer as lavouras nesta época.

Os especialistas reiteraram a importância de acompanhar de perto o trabalho que está sendo feito nas próprias lavouras, com dedicação e atenção aos detalhes. Observar os resultados, anotar informações e estar atento a cada etapa do processo é essencial para alcançar bons resultados, sempre com foco na eficiência.

O cooperativismo, como fator fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, também teve espaço de destaque no evento. O superintendente da Cotrirosa, Eduardo Cocaro da Costa, ressaltou o papel das cooperativas no fortalecimento das propriedades e na valorização do produtor rural: “Tudo que alicerça os nossos compromissos como cooperativa está ligado à nossa missão, visão e valores. O nosso propósito sempre foi e sempre será a proteção e prosperidade dos associados. E eventos como esse evidenciam o cooperativismo e o sucesso das propriedades”, afirmou.

O coordenador da área de produção vegetal da Cotrirosa, Taciano Reginatto, também agradeceu a presença dos produtores e destacou a importância de dados e informações para o dia a dia do campo. Segundo ele, conhecer a realidade da lavoura e ter acesso a informações técnicas confiáveis faz toda a diferença no planejamento e nas decisões que refletem diretamente na produtividade.

Durante o evento, foi lançada a 1ª edição da revista Essência Cotrirosa, uma publicação que reúne um panorama das ações da cooperativa e dá voz às histórias dos seus associados. Com uma linguagem acessível e conteúdo diversificado — que inclui temas como mercado de grãos, produção animal e vegetal, inovação e sustentabilidade —, a revista busca valorizar o que há de mais essencial no cooperativismo: as pessoas e suas trajetórias.

Notícias Relacionadas