Reconhecimento e valorização aos artistas, mesmo diante de um orçamento enxuto, em uma edição que promete ser a maior dos últimos tempos.
O Musicanto Sul-Americano de Nativismo chega à sua 30ª edição reafirmando seu compromisso com a cultura e com os artistas. Nesta edição, mais de uma centena de músicos subirão ao palco defendendo as composições classificadas, recebendo cachês de participação e concorrendo a premiações que, somadas, ultrapassam R$ 180 mil.
Toda a programação da área externa terá acesso gratuito ao público, consolidando o Musicanto como um festival democrático, agregador e plural. Além das músicas em competição, Santa Rosa receberá uma agenda vibrante com Orquestra Jovem, corais, CTGs, escolas, dança, teatro, grupos musicais pratas da casa, a exposição Nossas Marias, Cantoterapia, ações do Sesc e Sesi, Musical CAPS, truco e muito mais.
Para o vice-presidente do Musicanto, Luís Dorneles, esse é um reflexo da nova gestão do festival:
“Estamos trabalhando de forma moderna, pensando sempre no espetáculo para o público e na melhor experiência para todos. Mesmo com um orçamento bastante enxuto, conseguimos equilibrar os cachês de participação e garantir uma premiação justa. Mas sabemos que ainda precisamos avançar — e nosso objetivo é melhorar em muito esses valores nas próximas edições.”
O Musicanto 2025 prova que, com união, criatividade e voluntariado, é possível realizar um grande festival, colocando Santa Rosa novamente no mapa da música e da cultura sul-americana.