1
Shares
Pinterest Google+

Saimon Stival da Costa, Engenheiro Florestal e Gaiteiro, juntou o útil com agradável e acabou unindo seu gosto por música com sua formação profissional. E o resultado desse encontro foi na realização da primeira gaita de bambu do mundo.

Em sua família sempre teve pessoas que tinham uma adesão por música, mais precisamente pela gaita, então o incentivo de ser gaiteiro veio de berço. Saimon já toca há mais 15 anos e concede aulas em torno de 6 anos. Já o conhecimento do bambu aconteceu enquanto trabalhava como Engenheiro Florestal em viveiros de muda de bambu entre 2014 a 2017, no qual aprendeu muita coisa sobre a gramínea e suas inúmeras aplicações.

Dessa maneira, com o queijo e a faca na mão, logo quando surgiu à ideia sobre agregar suas atuações em um único instrumento, Saimon entrou em contato com o sócio proprietário da empresa Minuano Indústria Brasileira de Acordeões, Alex Bonetti.

Quando deram o alvará positivo para que o projeto iniciasse, o Gaiteiro então focou em criar um modelo de gaita de 8 baixos feitos por bambu. O protótipo foi elaborado no período de fevereiro/março até outubro do ano passado. A demora foi por conta de achar as chapas de tamanho ideal. Hoje usam um material importado, o BLC, que vem da China e possui garantia de vários anos.

A escolha pelo bambu causa vários impactos positivos. Um dos motivos é por ser ecológico, assim, ajuda o meio ambiente. O bambu é uma grama e consegue chegar a sua maturação com 4 a 5 anos, ao contrário de alguns tipos de madeiras, que são bastante usadas na fabricação de gaitas, que podem demorar até 40 anos.

A gaita 8 baixos de Bamboo vai ser a primeira fabricada por bambu no mundo. Cheng foi o primeiro instrumento de palheta livre que se tem conhecimento que foi feito com o material, no caso, com tubos de bambu, há 4700 anos, e hoje Saimon e a Minuano fazem história com seus nomes por serem os primeiros a criarem uma gaita a partir desse material. “A questão do Cheng é bem interessante, pois hoje conseguimos fazer um contraponto, eles montaram um instrumento de bambu com o conhecimento e tecnologia da época e nós com a nossa, o qual mostra como avançou e se aperfeiçoou. É reviver esses anos de histórias. A gaita foi feita há 200 anos, mas sempre fabricada com materiais mais nobres, por assim dizer, e agora apresenta um novo tipo”, diz Saimon.

Além da questão ecológica, que possui grande atribuição pela escolha do bambu, por parte da empresa interessava do mesmo modo o tópico sobre a sonoridade da gaita. E para a felicidade, ela funcionou perfeitamente como todas as outras. “A gaita de bambu entra de encontro com questão de suprir uma necessidade que tínhamos de ter material que não agredisse a natureza. Assim, a preocupação com a natureza e esse projeto deram super certo, além do que, vem para ser uma maneira ecologicamente correta. Na parte da fabricação, é realizada da mesma forma da madeira normal, o que muda é apenas o material, produzidas então com chapas de bambu. E o melhor de tudo isso também é que o som ficou muito bom, possuindo um timbre incrível e diminuiu em torno de 20% do peso, ficando mais leve, o qual nossos amigos e clientes gaiteiros gostaram também”, salienta Alex Bonetti, Sócio Proprietário da empresa Minuano Indústria Brasileira de Acordeões, única fábrica que produz acordeões no país e agora a única no mundo que fabrica com bambu.

Com o projeto do instrumento feito por bambu, de maneira ecológica sem perder a qualidade, beleza e sonoridade, Saimon passa a mensagem que é possuir juntar partes de coisas que vocês gostam e criar o que vocês quiserem. É achar uma forma de mudar as coisas e também ajudar o meio ambiente. “Inovação, sustentabilidade e uma excelente sonoridade, é o que nós, Engenheiro Saimon Stival da Costa e Minuano Acordeões, buscamos oferecer a todos os amantes desse instrumento!”, finaliza Saimon.

CONTATO:

Saimon GaiteiroO – Escola De Música
R. Rui Barbosa, 517 – Ipiranga, Frederico Westphalen – RS, 98400-000
(55) 99914-7715 | www.gaitadebambu.com.br

Saimon e Alex
Previous post

Não há abuso no preço do gás, diz PROCON

Next post

Apreendido mais de 60kg de drogas em dezembro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *